BOOMSPDESIGN 2022 terá lançamento da revista Club&Casa Home, Club&Casa Autoral, ArqPlay e palestra do designer Marcantonio

O Club&Casa Design é parceiro e patrocinador do evento que acontece como parte da programação do DW! Semana de Design de São Paulo

Texto: Giulia Esposito

O designer do ano do BOOMSPDESIGN 2022, Marcantonio Raimondi Malerba

Fórum Internacional de Arquitetura, Design e Arte, que promove a cultura do design e suas conexões com arquitetura e arte. Falamos do revolucionário BOOMSPDESIGN, evento inaugurado em 2008, que, desde a primeira edição, integra o calendário nacional do segmento. E, pelo sétimo ano consecutivo, tem o Club&Casa Design como parceiro e patrocinador. Com entrada franca, reúne uma diversidade de palestrantes de peso, que ministram conteúdos acerca de criação em design, paisagismo, concepção de edificações públicas, mídias sociais, entre outros.

“Nossa ideia sempre foi juntar mentes que fazem conexão do universo criativo com arquitetura, design e arte. Já trouxemos mais de 200 profissionais, entre arquitetos, artistas, paisagistas e designers de diversas áreas… Joias, moda e outras. Isso para que as pessoas olhem para esse conteúdo como fonte de inspiração, com o objetivo de aprimorar o repertório”, discorre o idealizador do evento, Beto Cocenza.

O BOOMSPDESIGN acontece como parte da programação da DW! Design Weekend, e mais uma vez é realizado no Lounge da Bienal de São Paulo, com espaço útil de 1.000 m2 e auditório para 300 pessoas. Levando em conta que em 2020 o evento foi efetuado virtualmente, devido à pandemia, e em 2021, em lojas – com capacidade reduzida –, esta edição marca a retomada do 100% presencial. São estimados cerca de 3 mil visitantes.

O italiano Marcantonio foi designado como ‘designer do ano’ do BOOMSPDESIGN e, com sua alma artística, protagoniza o hibridismo entre o homem e a natureza em suas impactantes criações (leia a matéria Art + Design). “A escolha do criativo de destaque sempre resulta do movimento que está em voga no período em questão. Marcantonio continua com a vibe alegre do designer do ano passado (Matteo Cibic), em proporções mais moderadas, e trabalha massivamente com a questão da natureza e dos animais, pautas que permearam o último semestre”, esclarece Cocenza.

Além de patrocinador, o Club encabeça o projeto Club&Casa Autoral, que, em sua 5a edição, está tematizado como “Mesa Posta”. Dentro disso, 26 escritórios de arquitetura e design de interiores apresentam, em exposição, peças autorais de cerâmica, como pratos, vasos, petisqueiras, entre outros. Um verdadeiro espetáculo de bem-servir, regado de irreverência criativa. Leia a matéria Club&Casa Autoral.

Design 2 X 2

Desde que passou a ser sediado no Lounge da Bienal, no Pq. Ibirapuera (um símbolo da cidade de São Paulo e um ícone do arquiteto Oscar Niemeyer), o BOOMSPDESIGN realiza a refrescante mostra Design 2×2, que permite que jovens talentos e até mesmo designers já consolidados no mercado exponham
seus conteúdos.

Como sugere o nome do projeto, em uma pequena área de 2 x 2 m os participantes mostram um único produto com características bem autorais, de tiragem limitada ou sujeito à chancela de alguma marca.

Aqui, mostramos um apanhado de algumas das criações apresentadas pelos talentosos participantes.

Pedro Mendes: quadro Portal
Eduardo Campos: abajur Tribal