#Aqui tem design – Coleção Baquetas de Marcelo Stefanovicz homenageia grandes astros do rock and roll mundial

Por Beto Cocenza*
Fotos: Cris Vidal (retrato) e Divulgação

Uma das criações de Marcelo Stefanovicz

Acompanho a trajetória de Marcelo Stefanovicz há mais de 10 anos, desde os tempos do estúdio Outra Oficina, onde dividia o ofício com seu amigo Leo Capote. Os designers se conheceram no eixo Paris-Milão, onde ambos modelavam para marcas europeias.

Autodidata, trafega pela fotografia, artes plásticas, estamparia, design de produtos e experimental – e tudo mais onde sua mente o leva e é instigado a pesquisar e descobrir novos materiais e formas. Sua coleção BAQUETAS resulta de suas pesquisas baseadas nas fotos do albanês Gjion Mili, que foi o primeiro fotógrafo a registar  música e movimento simultaneamente, utilizando luzes estroboscópicas para suas produções.

Os movimentos sequenciais fantásticos destas fotos estão claramente expressos nas estruturas complexas desta coleção, na qual todas as peças são numeradas e assinadas. Ela é composta por cadeira, mesa de centro e laterais. A sobreposição de baquetas, minuciosamente ligadas umas às outras, cria música da mais alta qualidade para nossos ouvidos. As peças levam nomes de grandes bateristas, tais como os antológicos Art Blakey e Buddy Rich, e roqueiros da pesada como Keith Moon, do The Who, e Meg White, do The White Stripes, entre outros.

Stefanovizcz desfilou para Louis Vuitton, Paco Rabanne, Jean Claude Jitrois, Prada e tantas outras empresas poderosas do universo “fashion design”. “Na moda me interessei pela fotografia; enquanto trabalhava (modelava), fiz assistência de fotografia para alguns profissionais. Isso me fez ver o fashion design por um outro ângulo, buscando a composição da imagem, pensando nos elementos disponíveis. Além disso, a moda traz pra mim o senso do imediato, unicidade, padrões e manifestação pessoal. Entender isso me deu ferramentas para trabalhar com a elasticidade e fluidez da estética”, conta Marcelo.

*Beto Cocenza é idealizador do @boomspdesign

Deixe um comentário