#Club&Casa Home – Pé direito é destaque de sobrado na cidade de Sorocaba

Conforto, funcionalidade e lazer compõem a morada de um jovem casal que gosta de aproveitar os fins de semana em casa.

Texto: Giulia Esposito

Fotos: Nathalia Boletta/Divulgação

Logo no hall, chama a atenção um canto para conversas, com dupla de poltronas com estrutura metálica e assento e encosto estofados. Elas já eram do acervo familiar, mas receberam nova função, além de mantas fofinhas.

A fundação desta grande casa com mezanino já havia sido iniciada quando a arquiteta e urbanista Amanda Matarazzo assumiu a obra, redesenhando a planta e adequando-a às necessidades dos moradores, um jovem casal, sem filhos, caseiro, que adora receber e que demandava praticidade para a rotina corrida dos dias úteis. A seu pedido, o projeto da fachada foi reformulado e recebeu janelas laterais com vidros refletivos que, quando iluminadas, tornam-se grandes vitrines. Internamente, com o uso de uma paleta neutra, foram criados poucos, porém amplos e confortáveis, ambientes atemporais.

Antes segmentadas, cozinha – que agora é sala de jantar – e varanda gourmet foram unidas para aprimorar a interação entre anfitriões e convidados. Com a mudança, a casa passou a ter uma única cozinha – gourmet, com todos os objetos de desejo do casal –, justamente na varanda. Na planta inicial, havia neste ambiente uma despensa que foi retirada para a ampliação do espaço, mas foi necessário preservar o pilar estrutural, que acabou revestido por painel ripado de MDF, para um visual mais interessante.

Quase alinhado a ele está o duto para a vazão da fumaça do fogão a lenha e, portas de vidro afora, a piscina em L. Dois projetos luminotécnicos foram concebidos nos ambientes: um com luzes mais baixas, para os momentos de descanso, e outro funcional, para os momentos de atenção. Aliada a eles, a projeção de vãos e grandes janelas garantiu iluminação natural eficaz, além de ventilação.

Com 7 m de pé-direito, o estar possui um imenso painel que perfura o forro com iluminação embutida e abriga a TV e o rack com portas ripadas. Ao lado, a escada em balanço, confeccionada em quartzo branco, conduz ao mezanino, único espaço existente no piso superior.

A varanda gourmet é equipada com churrasqueira revestida por pedras naturais e, anexa ao pilar, ilha com bancadas em quartzo branco (pia) e MDF (refeições), além de fogão a lenha.

Cadeiras de palhinha levam uma atmosfera retrô à sala de jantar com mesa branca laqueada.

A piscina foi dividida em setores e três grandes palmeiras foram colocadas na área externa para valorizar a área verde.

O quarto de casal segue em cor neutra, com mesinhas e toda a marcenaria em MDF e enxoval que acompanha a tonalidade. Na cabeceira estofada, o delicado trabalho com linhas que formam quadrados.

A bancada e o nicho decorativo sobre o vaso do lavabo são confeccionados em quartzo branco. Na mesma parede do nicho há placas estampadas no padrão Chevron, em alto relevo, que levam charme e dinamismo à ambientação.

O banheiro do casal recebeu um grande box, do piso ao teto – para abrigar toda a área molhada, com dois chuveiros e banheira de imersão –, além de bancada para dois e iluminação baixa. Esquadrias, Construal. A generosa janela proporciona vista para o jardim latera.

A fachada retangular exibe três grandes volumes equivalentes – com 6 m de altura: a porta de acesso ao interior da casa, feita em brise de alumínio amadeirado e com fechadura biométrica, e as duas janelas laterais com vidros refletivos. As esquadrias são da Construal.

A arquiteta e urbanista Amanda Matarazzo