#Club&Casa Home – Espaço corporativo ganha automação, cores e aréas lúdicas para bem-estar dos funcionários

Projeto de reforma de sindicato capricha na acessibilidade, no isolamento acústico e na integração de ambientes.

Texto: Angela Villarrubia

Fotos: : Ricardo Carvalho/Divulgação

A sala do presidente foi compartimentada: de um lado está a mesa de trabalho e a poltrona ergonômica, além de um par de cadeiras vermelhas para as visitas. Na parede, algumas engrenagens decorativas emulam o setor metalúrgico. Painéis ripados e brancos foram especificados para melhorar a acústica.

Um edifício com mais de meio século de vida, situado no Jardim Faculdade, em Sorocaba (SP), abriga o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, que precisava passar por uma boa reforma e, inclusive, ampliação.

A ideia era deixar o local mais convidativo, com áreas abertas e contemporâneas. O escritório convidado para a tarefa foi o Camila Alamino Arquitetura Nobre, que também assina os interiores. A integração de ambientes foi uma nota importante, além da construção de novos sanitários em todos os andares (com revestimentos da Piso Prime) e da implantação de um auditório no último pavimento, com 146 m2 e capacidade para 126 pessoas.

Por se tratar de um prédio que recebe muitos visitantes, a acessibilidade foi garantida com a instalação de rampas, sanitários U para pessoas com necessidades especiais (PNE), elevadores, portas automáticas na recepção e esquadrias com dimensões adequadas em todo o edifício, além de espaço de circulação apropriado ao redor do mobiliário. “A ideia é abraçar e acolher todos os que chegam ao sindicato”, diz a arquiteta. A automação também foi contemplada, englobando climatização, som, imagem, iluminação e cortinas, entre outros.

Ainda foram implantadas fechaduras biométricas e houve lugar para outras soluções que facilitaram a vida dos funcionários, como a instalação de um arquivo deslizante. Portas e janelas: Construal. Cortinas e tapetes: Requinte Home Decor. Com área total de 3.500 m² e construída de 2.057 m², o térreo mais os quatro pavimentos do edifício também conquistaram a racionalização do gasto energético com a simples troca de toda a iluminação por lâmpadas de LED.

Um imponente pórtico de madeira, na sala de reuniões da presidência, é uma das soluções de insonorização, assim como as divisórias acústicas de vidro duplo, com persiana interna, e o carpete especial.

Um painel ripado e espelhos no hall do lounge de espera do novo auditório fazem o receptivo.

A maior sala de reuniões do sindicato foi contemplada com uma grande mesa vermelha, desenhada por Camila Alamino, seguindo as cores da associação. Ela acomoda pelo menos 18 pessoas. Baffles acústicos no teto, projetor, painéis de madeira preto e ripado, no mesmo conceito de outras áreas do projeto, complementam o espaço.

O painel acústico, com desenhos geométricos e lúdicos, atrai a atenção na sala de reuniões da tesouraria. A mobília contemporânea tem cantos arredondados e fiação embutida.

Poltronas com cores intercaladas marcam o principal lounge de espera, no térreo, resultado de diversos ambientes que foram integrados. Painéis suspensos, presos a uma estrutura metálica, formam um dinâmico espaço para exposições.

Um cantinho para as crianças foi instalado na sala de espera, com bancada para que os pequenos possam desenhar, além de diversos nichos para abrigar brinquedos que os ajudam a passar o tempo. Assim, os pais podem ficar de olho neles com tranquilidade.

Cobogós vermelhos, de desenho contemporâneo, fazem de divisória na área de espera, que também ganhou diversos vasos com plantas. A OfficeRios forneceu toda a mobília corporativa, móveis planejados e soltos, além dos materiais acústicos.

A arquiteta Camila Alamino