#Club&Casa Home – Estilo neoclássico contempla projeto ousado de casa às margens de um lago

Residência em Sorocaba tem fachada e área da piscina voltadas para cenário panorâmico

Texto: Angela Villarrubia

Fotos: Elson Yabiku e Mário Chaves (retrato)/Divulgação

A morada de estilo neoclássico tem ambientes integrados e vista para um lago.

Uma morada de estilo neoclássico, com ambientes integrados e vista para um lago, era o sonho do casal com dois filhos. Com base nesse briefing, Cláudia Ferreira fez o projeto arquitetônico da casa que conta com grandes esquadrias e soma 420 m² de área construída, dois pavimentos e um generoso pé-direito de 7 m no hall de entrada, na sala de estar e na de jantar, que estão integrados.

Nos demais cômodos é de 3 m. “Como o terreno está próximo a um lago, foi necessário projetar, junto com o engenheiro estrutural, toda a fundação adequada, principalmente a área da piscina, que fizemos em balanço”, comenta a profissional, também responsável pelo design de interiores e pela administração da obra. “Acompanhamos o aclive do terreno e, com isso, a área de lazer ganhou privacidade, apesar de estar na fachada frontal”, assinala. Essa fachada conta com uma escadaria e um muro com uma graciosa jardineira em sua parte superior, que acompanham a inclinação do lote e conduzem ao pórtico de entrada.

A Boutique das Cores forneceu material para texturizar as paredes externas, amplas, sóbrias e elegantes. No espaço de lazer, a varanda gourmet tem portas de correr que dão diretamente para a área da piscina, que ganhou borda infinita e o relaxante burburinho de uma cachoeira. Alguns móveis foram dispostos ao seu redor, para o conforto da família, como a chaise de fibra sintética em formato de concha, com capacidade para várias pessoas, protegida pela sombra de um ombrelone.

Do lado oposto, duas espreguiçadeiras e uma mesinha de apoio, para bebidas ou simplesmente colocar apetrechos como o protetor solar. São da Construal todas as portas e janelas de alumínio externas na cor preta, além das internas de tom branco.

A casa conta com automação central que contempla sistemas de áudio, TV, iluminação, persianas e ar-condicionado. A acessibilidade também tem vez neste projeto, com a implantação de uma rampa na lateral direita da residência, que vai direto para o primeiro pavimento, além de um providencial elevador.

O espaço gourmet dá para a piscina e ainda está integrado à cozinha e ao estar. Mas ele também tem portas de correr, caso se deseje isolar os ambientes. A iluminação é contemporânea, como contraponto ao estilo neoclássico da casa, com spots embutidos no gesso e fitas de LED.

A cozinha tem uma ilha com cooktop. Nela, uma bancada avança para atender às refeições rápidas, acompanhada por um par de cadeiras. Os móveis planejados incluem uma prática cristaleira.

Um dos acessos ao pavimento superior é pela escada coberta com porcelanato da Piso Prime. Impossível não reparar na parede com plantas preservadas

O sofá foi instalado na área rebaixada. Em frente, a lareira a gás está sob um grande volume, com revestimento cimentício 3D, que recebe a TV. Ao fundo, a mesa de jantar para dez pessoas e um painel de ferro vazado, instalado do piso ao teto, que separa a área de entrada. O trabalho de boiserie reforça o estilo neoclássico.

A pedra ônix translúcida da bancada é o destaque do lavabo, que ainda foi tomado por um painel com vegetação permanente. Toda a casa é trabalhada com cores neutras, como o branco e o cinza.

A ampla visão da sala de jantar

A arquiteta Cláudia Ferreira