#Club&Casa Home – Áreas de integração e lazer se destacam em residência de estilo contemporâneo

Neste sobrado em Votorantim, a integração entre áreas internas e externas e a automação favorecem a convivência entre família e amigos.

Texto: : Giulia Esposito

Fotos: Natalia Hernandes (retrato) e Elson Yabiku/Divulgação

A área social exibe uma heterogênea composição, que transita entre o clássico e o contemporâneo. Dentro dessa premissa, é possível apreciar aparador de laca preta, sofá com braços trabalhados em capitonê, revestimento cimentício com efeito 3D, placas de espelho e o piso com estética de mármore.

Área social exaltada, para receber convidados, com ambientes integrados, espaços abertos valorizados e pé-direito alto: assim é o conceito desta residência contemporânea, de 465 m², projetado pela arquiteta e urbanista Débora Belli em Votorantim, interior de São Paulo, para um casal com filhos.

Como os clientes não escolheram praticamente nada, a profissional teve liberdade para projetar, criar e surpreendê-los. Da fachada ao interior, predominam as linhas retas e a volumetria é criada por diferentes materiais, como madeira, pedras e texturas de tecidos e revestimentos. Ventilação e iluminação naturais são contempladas graças aos grandes vãos, proporcionados pelo pé-direito de alturas variadas: 3,40 e 7 m. Como o preto é a paixão do anfitrião, ele prevalece nos ambientes, que ainda receberam pinceladas neutras e claras, para quebrar a sisudez e garantir suavidade.

A disposição dos móveis foi pensada de modo a acomodar várias pessoas simultaneamente e atender diferentes necessidades. Embora contemporâneo, o projeto luminotécnico não dispensa o toque clássico do cristal, presente em alguns pontos da casa. Entre os destaques, entretanto, estão os perfis sequenciais de LED que, sob o forro de gesso, delimitam o estar.

Persianas solares foram utilizadas, ora com 3% (trama intermediária) – para preservar a transparência, adentrando a luz externa –, ora com 1% (trama mais fechada), como na área entre a cozinha e o espaço gourmet, justamente para levar privacidade. Elas são automatizadas, assim como os sistemas de iluminação, áudio, vídeo e aspirador de pó central. Sistemas fotovoltaico e aquecimento solar da piscina, Sorosol; limpeza geral da obra, Top Limp. Texturas no lavabo e home office, Boutique das Cores.

Contemporânea e com diferentes alturas, a fachada recebeu madeira cumaru e, na área com pé-direito mais alto, envidraçamento com sistema spider glass (Construal), extremamente resistente. Na escada, a iluminação é cenográfica, com perfis de LED entre os recortes das pedras.

Ao lado do estar, o bar, com marcenaria em L (Ezklo) e portas superiores espelhadas, contempla uma adega. Sobre um legítimo tapete de pele de boi, uma mesa de carteado. Centralizados, lareira e telão de vidro servem os dois ambientes.

Para aprimorar a visibilidade do grande telão, o cinema foi ambientado em desnível, com poltronas automáticas e revestidas por veludo importado. Painel almofadado, papel de parede em croco preto e carpetes completam o espaço, atenuando a reverberação do som.

O majestoso plafon de cristal, com seus 3 m de comprimento, quase acompanha a extensão da mesa de jantar, com tampo de laca off white e pés de madeira, com cerca de 4 m.

A cozinha possui marcenaria confeccionada em MDF e bancada de refeições em padrão amadeirado (Ezklo) acoplada ao cooktop. Puxadores e cubas são em bronze.

Separada por portas de vidro e contornada pela piscina, a área gourmet possui painel ripado para acomodar a TV, além de churrasqueira, chopeira, chapa, cooktop e, inclusive, um frigobar.

A piscina contorna a cozinha, os ambientes sociais e a área gourmet – que parece flutuar sobre as águas.

Ela também invade o espaço da sauna, protegido por vidro e com um confortável banco com futons e almofadas.

No quarto da filha, todo o enxoval, incluindo as cortinas, é coordenado em tons de branco e rosé. A pintura da parede da cama (Ibicolor Tintas), a mesa de cabeceira e o papel de parede, estampado com unicórnios, acompanham a atmosfera suave e romântica.

Paixão dos moradores, o banheiro possui o spa como protagonista, duas paredes e piso cobertos por porcelanato que imita mármore carrara e outra com revestimento 3D, além de pastilhas – no nicho – e metais dourados..

A arquiteta e urbanista Débora Belli

Deixe um comentário