Club&Casa Home – Vintage e contemporâneo convivem com sutileza em decoração de apartamento familiar

Divisória feita com cobogós, painéis de madeira freijó e móveis com tons rosados são alguns dos componentes da morada.

Texto: Angela Villarrubia

Fotos: Elson Yabiku e Mayara Cristine (retrato)/Divulgação

As ambientações foram trabalhadas sem excessos, com móveis soltos em tom rosado, bem fashion, e ótima circulação. Um espelho de formato orgânico reforça o ar contemporâneo, instalado na parede texturizada com cimento queimado.

O casal jovem, com uma filha pequena e animais de estimação, desejava unir design, tendências e moda na reforma de seu apartamento de 232 m² no Parque Campolim, em Sorocaba. Tudo isso, claro, aliado à parte funcional e técnica. Tainá e Brenda Rehder, arquiteta e decoradora de interiores, respectivamente, capricharam na implantação de uma divisória feita com cobogós em formato de trevo de quatro folhas – inspirados na arquitetura contemporânea e na natureza.

Do seu lado direito, a área de entrada do apartamento é envelopada por painel de MDF louro freijó, que funciona como uma pele para esconder as portas de acesso aos demais ambientes. O tom quente transfere calor e conforto, especialmente quando somado à iluminação.

À esquerda dessa divisória foi implantada a sala de jantar. Ali, as cadeiras de madeira têm encosto em tela, assim como as portas do aparador suspenso, que expõe garrafas de bebida, um cachepot com orquídeas e fotos de família. Tudo aconchegante e com muita personalidade. As profissionais fizeram alterações hidráulicas na cozinha, que passou de um ambiente convencional para um espaço arrojado e funcional, com a adoção de uma ilha para preparo dos alimentos. Ela foi dotada de cooktop, coifa e pia com escorredores compartimentados, para facilitar a organização.

Uma bancada madeirada em formato de L foi acoplada a este elemento central, para estimular a interação entre as pessoas, que dispõem de seis banquetas com revestimento caramelado. Elas são coroadas por igual número de luminárias pendentes, tubulares, de design bem contemporâneo.

A divisória feita com cobogós com desenho de trevo tem papel fundamental no projeto. Aqui, ela ladeia a sala de jantar, onde a madeira das paredes e dos móveis parece emoldurar a mesa ovalada sob a suntuosa luminária pendente.

A varanda gourmet revela um ambiente mais industrial – em contraposição ao restante do apartamento –, com texturas fortes e escuras, como o concreto ou o acabamento dos móveis. Piso e mesa foram contemplados com madeira de demolição.

A cozinha foi totalmente reformulada e apostou em uma área de trabalho concentrada na ilha, para fugir um pouco do convencional e garantir a interação entre quem prepara os alimentos e quem se senta nas banquetas ao lado da bancada de refeições.

Sóbrio e confortável, o home theater tem tom que sobe pela parede e se espalha pelo teto. No mesmo mood, foto de leão em preto e branco. A iluminação é pontual, sem excessos. Tintas e texturas: Ibicolor Tintas.

Tainá e Brenda Rehder, arquiteta e decoradora de interiores

Deixe um comentário