#Club&Casa Home – Acessibilidade e ergonomia pautam retrofit de apartamento em São Paulo

Sem deixar a modernidade de lado, mudanças foram feitas no lar de uma mulher da melhor idade para torná-lo acessível.

Texto: Giulia Esposito

Fotos: Guilherme Pucci/Divulgação

No living, o conforto é garantido pelo sofá reclinável (Brentwood) com tecido Tork Linho cinza. Toques de cor surgem em diversas almofadas e no grande quadro encostado na parede.

Uma senhora que vive sozinha precisava de algumas adaptações em seu apartamento de 95 m², na Vila Olímpia, Zona Sul de São Paulo, para melhor atendê-la, facilitando as atividades diárias e a locomoção, até para o futuro uso de uma cadeira de rodas, caso necessário.

O arquiteto Bruno Moraes, então, foi chamado para a reforma do lar, tirando partido do estilo contemporâneo para priorizar, além da ergonomia, o prazer da anfitriã em receber visitas dos filhos, netos e sobrinhos. Sobre uma base neutra, pontuou cores de diferentes paletas para aquecer os espaços.

Com a demolição de uma parede, a cozinha foi integrada ao living e todos os pontos de hidráulica, gás e elétrica foram deslocados para compor o novo ambiente aberto, onde uma bancada de quartzo, com 5,5 m de extensão, é digna de destaque ao acomodar a moradora e seus convidados com todo o conforto. Outro ponto de atenção é a calha embutida – bem em frente ao cooktop –, feita para colocar louças e temperos.

Também foi possível juntar a varanda ao living, com a retirada de uma porta, que faz as vezes de sala de jantar, com mesa de refeições e cadeiras estofadas em azul para oito pessoas. Rolôs com abertura de 2% percorrem toda a varanda e são acionadas especialmente em momentos de assistir televisão. Embutida no forro de gesso está a evaporadora do ar-condicionado (SulFrio).

Em frente ao sofá, a estante (Romanzza Moema) abriga TV, equipamentos eletrônicos, elementos decorativos (LarDeco) e dois pufes que funcionam como assentos extras ou apoio para bandejas.

Uma espécie de canto de leitura e contemplação ladeia a mesa de jantar da varanda, que do outro lado se encontra com a extensão da cozinha.

Entre a geladeira e a torre de cocção, um cubo de quartzo foi encaixado na marcenaria (Romanzza Moema), com iluminação em LED e espaço
para a cuba e escorredores.

Para mais conforto e facilidade de circulação, a cama (Bed & Design) foi posicionada próxima à janela da suíte principal e, desta forma, o outro lado ficou mais espaçoso. O ambiente também foi ampliado para a criação de um closet.

A pedido da anfitriã, porta de acesso e box do banheiro máster foram ampliados para acomodar uma possível cadeira de rodas. Como a moradora adora se arrumar, a bancada possui iluminação especial, ducha com água quente para lavar o cabelo, em uma de suas laterais, e espelho retrátil, na outra.

O arquiteto Bruno Moraes