#Club&Casa Home – Varanda ganha cantinho com futon e bar com geladeira para vinhos

Tijolos, marcenaria planejada e projeto luminotécnico fazem o encanto deste apê situado no paulistano bairro da Pompeia.

.

Texto: : Angela Villarrubia

Fotos: João Paulo Oliveira/Divulgação

A parede da lareira recebeu um revestimento que imita tijolo, seguindo o espírito rústico da varanda, para dar volume e cor. A circulação é fluida e o espaço está repleto de luz natural. Atenção ao projeto luminotécnico bem contemporâneo, que inclui fiação preta e spots.

Os consortes com dois filhos, que moravam em uma casa, mudaram-se para um apartamento de 240 m² que precisava de uma boa reforma para torná-lo arejado, iluminado, claro e contemporâneo. O projeto foi comandado pela arquiteta Nicole Finkel, que realizou diversas intervenções.

A varanda é o espaço que a família mais queria aproveitar; por isso, a ideia foi torná-lo atrativo: ganhou um bar abastecido por geladeira para vinhos, instalada sob o móvel com bancada de apoio para taças e pratos, além de compartimento para alojar utensílios. Na outra extremidade há um cantinho com futon e almofadas soltas. Este ambiente está integrado ao charmoso estar com lareira e à sala da TV. Nesta última, a marcenaria foi desenhada pelo escritório e executada com madeira cumaru, a mesma do piso.

No rack, os aparelhos foram guardados na área central, com portas ripadas e vazadas. O painel para esconder a fiação é na cor Gianduia. Na parte superior, a prateleira com luz de LED embutida abriga objetos decorativos. Em geral, prevalecem os tons neutros, como beges, brancos e cinzas. “O marido gostava de tudo mais clean, e ela, colorido. Então, usamos cores nas almofadas e nos objetos decorativos, agradando aos dois”, revela a arquiteta.

Em relação ao projeto luminotécnico, a escolha recaiu em uma iluminação de laje em todo o living, útil e prática, simplesmente usando fiação preta e colocando spots onde necessário. “Isso dá um toque moderno e original ao projeto; é quase uma escultura no teto”, observa. A Portobello Shop Pinheiros forneceu revestimentos para a cozinha e os banheiros; estes últimos ainda ganharam louças e metias da Wet Bath, além de box e espelhos da Europa Vision.

No rack, os aparelhos foram guardados na área central, com portas ripadas e vazadas

Futton e almofadas coloridas compõem o canto bem aconchegante da varanda. Ao lado, na sala de TV, o sofá retrátil é da Brentwood, enquanto o tapete é da by Kamy. As gravuras são da Arte Própria, também responsável pela troca de todas as molduras de quadros da residência.

Uma mesa alta com banquetas deixa a varanda bem descontraída, sensação reforçada pelos tijolinhos da parede. Ao fundo, o canto do bar, com vasos e cachepots sobre o móvel ou na prateleira, para levar conforto biofílico.

O quarto do casal foi ampliado com a incorporação do escritório. Assim, ganhou escrivaninha atrás da cabeceira e um bom armário, além de banheiros para ele e para ela. Toda a marcenaria, em madeira cumaru, foi projetada pelo escritório de arquitetura.

Prática e confortável, a sala de almoço é muito usada pela família para refeições e papos rápidos, facilitados pela mesa redonda. O móvel sob a janela guarda as louças e ainda pode servir de apoio, por exemplo, à máquina de café. O toque de cor fica por conta das cadeiras.

A arquiteta Nicole Finkel

Deixe um comentário