#Club&Casa Home – Cores e detalhes conferem personalidade a apê de pequena metragem

Na pequena metragem deste projeto, living, varanda e cozinha são integrados com muito estilo e funcionalidade.

Texto: Giulia Esposito

Fotos: Rafael Renzo/Divulgação

Com vão para adega e cervejeira, o bufê possui portas ripadas que quebram a monotonia dos espaços e trazem sensação de ambiente alongado.

Uma cozinha alegre, com toque de cor, era um dos desejos do jovem casal para o compacto apartamento de 62 m², onde viveria, no Ipiranga, bairro da Zona Sul de São Paulo. Calcada no estilo contemporâneo e com total liberdade para criar e sugerir soluções, a designer de interiores Patrícia Pasquini eliminou as duas antigas portas de correr de alumínio com vidro que segmentavam a varanda do living, para poder integrar os ambientes – que também tiveram os pisos nivelados.

Em formato retangular, a varanda recebeu painel vertical com plantas preservadas, armários planejados com pintura que simula aço inox e churrasqueira a gás. Além disso, bancada e ilha foram feitas sob medida (ColormixStore – Euroville) em SmartStone, um porcelanato de alta resistência, com veios que imitam mármore e grande formato (90 x 180 cm), evitando emendas indesejadas. O envidraçamento com película UV controla o calor do ambiente.

Do projeto original, a abertura parcial da cozinha para o living foi preservada e, com a redução de uma parte da área de serviço, ela foi ampliada. O que a tornou protagonista, entretanto, foi a escolha do tom azul petróleo para a confecção dos armários de perfil provençal, que também contrastam com os azulejos brancos Wilson Blanco Vives (ColormixStore – Euroville), de efeito marmorizado, das paredes. Em estilo farm sink – ou pia de fazenda, a cuba de resina foi desenhada por Patrícia. Isso porque ela não encontrava modelo pronto e nas medidas que precisava para a composição.

Na divisão com o living, a bancada de refeições é de laca cinza claro com pés também desenhados pela profissional e feitos sob medida em ferro, com pintura eletrostática preta. Para acompanhá-la, evitando a poluição visual, uma dupla de bancos baixinhos, de couro. De laca cinza claro, o mobiliário do living foi desenhado de modo a acomodar equipamentos de vídeo e som, adega e cervejeira.

Na parede do sofá, o papel com estética de linho conforta o ambiente e ampara quadros de estética contemporânea. O tapete geométrico e a poltrona com pés de madeira e assento estofado em cinza são da Lider Interiores. A iluminação é composta por lâmpadas e fitas de LED de cor âmbar, que, na opinião de Patrícia, promovem mais aconchego. Por fim, a porta social possui fechadura biométrica..

Ocupando duas paredes próximas ao móvel, o espelho bronze auxilia no aspecto de amplitude.

Para evitar conflito entre acabamentos, a bancada da cozinha, feita em Caesarstone, é lisa e branca, bem como a cuba de resina, de estilo farm sink, que acabou deixando o ambiente em estilo europeu. Destaque também para a torneira Red Gold (Obra Fácil).

O cinza chumbo compõe a área da churrasqueira.

A parede verde com plantas preservadas foi a intervenção escolhida para a varanda do casal que trabalha fora o dia todo. Para viabilizar a inclusão de uma mesa de refeições para seis pessoas, um dos lados recebe um banco– no lugar de cadeiras –
encostado no vidro.
O quarto do casal foi ampliado com a incorporação do escritório. Assim, ganhou escrivaninha atrás da cabeceira e um bom armário, além de banheiros para ele e para ela. Toda a marcenaria, em madeira cumaru, foi projetada pelo escritório de arquitetura.

A designer de interiores, Patrícia Pesquini.

Deixe um comentário