#Aqui tem design – Em tempos de guerra, a toy art da ucraniana Marli Toys, repleta de cor e alegria

Por Beto Cocenza*
Fotos: Cris Vidal (retrato) / Divulgação

As toy art de Marli Toys

Marli Toys é a contração do nome da criativa europeia Lidiya Marinchuk. Em 2014, ela e seu marido iniciaram a produção de toy art, desenvolvendo personagens multicoloridos e com grafismos incríveis.

Apaixonados pelo mundo animal, a grande fonte de inspiração destes ucranianos é sua cachorrinha Fibi, uma jack russell espivetada e que, em alguns detalhes, está sempre repre sentada nos toys desenvolvidos. Broches e bonecos são produzidos de forma100% manual, utilizando materiais básicos, tais como tecidos, tintas, colas, contas, miçangas, botões e linhas.

A partir desta base, que é bastante simples, o universo se amplia e um mundo zoomórfico muito diverso é criado, com muito humor, cores e formas. Peixes, pássaros, alces, raposas, elefantes, insetos, porcos e outros simpáticos animais estão presentes com seus bicos, caudas, peles e dentes. Forçados a deixar a Ucrânia, desde a invasão russa, Lidiya e seu parceiro estão atualmente baseados em Lisboa, Portugal.

Desenvolvendo seus projetos, alegram suas vidas e também a dos felizes clientes que agregam seus divertidos toys às suas casas.

As toy art de Marli Toys

@marlitoys