Casa do Ano: Projeto em favela de BH leva prêmio internacional de arquitetura

Localizada na comunidade Aglomerado da Serra, a casa foi a grande campeã do prêmio do ArchDaily, um dos mais importantes da arquitetura mundial.

Fotos: Leonardo Finotti/Divulgação

‘Casa no Pomar do Cafezal’, do artista Kdu dos Anjos

Uma residência localizada na comunidade Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG) foi eleita a Casa do Ano de 2023 pelo portal ArchDaily. Ao todo, disputaram 1622 moradias ao redor do mundo, entre elas, 161 casas brasileiras. O “Barraco do Kdu” foi a única localizada em uma favela.

A residência, que pertence ao artista Kdu dos Anjos, leva a assinatura do Coletivo Levante, que uniu um time de arquitetos, estudantes e engenheiros, liderados por Fernando Maculan e Joana Magalhães, para elaborar projetos, angariar fornecedores e apoiadores para fazer arquitetura na periferia.

“Juro que estou em prantos, não sei nem o que falar. Por enquanto fica aqui o meu ‘só força’. Esse prêmio é para todas as periferias do mundo. Amanhã tem festa na favela!”, celebrou Kdu em seu perfil no Instagram.

Chamada de Casa no Pomar do Cafezal, a residência utilizou materiais característicos de uma típica construção de favela, como o bloco de 8 furos, que recebeu apenas um selamento. Mesmo mantendo os tradicionais tijolos e estruturas à mostra, a bossa dessa construção é que o material foi assentado na horizontal e revela sua face frisada, algo incomum no morro, uma vez que assentar o bloco em pé é mais rápido e faz com que o material renda mais.

Soluções para aproveitar a incidência de ventilação e iluminação natural foram ressaltadas. Por fim, a cereja do bolo desta casa construída em um terreno anguloso de 70 m² é a vista panorâmica.

O decór colorido e alegre traz inspirações industriais

Quarto ressalta a valorização da iluminação e ventilação natural

Área externa da casa do Kdu dos Anjos, em BH 

Vista da Comunidade Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG)

Deixe um comentário