#Aqui tem design – Das florestas finlandesas surgem os pequenos amigos imaginários de Kim Simonsson; confira na coluna de Beto Cocenza

Por Beto Cocenza*
Fotos: Cris Vidal (retrato) e Jason Jacques Gallery/Divulgação.

As criações lúdicas de Kim Simonsson

Kim Simonsson estava predestinado a ser jogador de futebol. A caminho de um dos treinos com sua equipe, pilotava sua bike quando perdeu as travas de suas chuteiras em meio a uma pequena floresta

Impactado pelo universo edílico, mergulhou no universo criativo. Ganhamos um grande ceramista. As florestas da Finlândia, seu país nativo, são ricas em pedras e troncos cobertos de musgo, folclore e contos de fadas (suas principais inspirações). Seus personagens têm formas humanas infantis, mas não necessariamente o são. Depende da interpretação do interlocutor.

Estes seres encantados podem viver de forma isolada ou formar pares, assim como grupos pequenos ou grandes. A cor verde é a sua preferida, mas de forma recorrente também utiliza o branco leitoso, o azul cobalto e o preto. Este último dá um aspecto mais sombrio aos personagens… Minha preferência é pelos verdinhos.

Acompanho seu trabalho há mais de uma década. Quando a Jason Jackson Gallery mostrou suas obras pela primeira vez na Design Miami, seus horizontes ampliaram. Curiosos, os visitantes ficaram intrigados pelo acabamento primoroso e o efeito de camurça. Sua técnica é manual e utiliza materiais como cerâmica, fibras de nylon e tinta. A evolução de seu trabalho e forma expositiva seguem um aprimoramento ano após ano, como pude conferir na mostra da semana Artsy de Miami, em dezembro passado.

Atualmente, também incorporou tamanhos médios e gigantes, que chegam aos 4 m de altura, para locais públicos como praças e ruas, além de exposições consagradas, como a Bienal de Lyion. Acompanhar o desenvolvimento criativo deste grande artista é um prazer.

@kimsimonsson

*Idealizador do BOOMSPDESIGN, patrocinado pelo Club&Casa Design

*Beto Cocenza é idealizador do @boomspdesign

Deixe um comentário