#Club&Casa Home – Home office construído dentro do living foi desafio no projeto do apartamento com 60 m²
Os proprietários queriam um lar funcional, com facilidades para trabalhar em casa.
Texto: Angela Villarubia
Fotos: Henry Lopes/Divulgação
Um casal jovem adquiriu um apartamento de 60 m² em São Paulo, novinho em folha, e chamou o arquiteto Rafael Sardinha, do Estúdio 31 Arquitetura + Interiores, para deixá-lo bonito, confortável e funcional. A paleta de cores é descomplicada, utilizando o branco e os matizes de madeira. No estar, essa neutralidade foi quebrada pelos itens decorativos, além das almofadas e do tapete com desenhos geométricos, que rompem a seriedade com tons de azul.
Neste ambiente, que também faz as vezes de home theater, há um painel de TV alvo em MDF, destacado por fita de LED, que cria todo um clima para assistir a um filme. Ao seu lado, uma bancada de granito preto São Gabriel, para refeições rápidas (complementada por um par de banquetas e igual número de luminárias pendentes), dá para a cozinha integrada.
O espaço ficou mais aconchegante devido às opções estrategicamente amadeiradas. O grande desafio do projeto era desenvolver um home office dentro do living. O arquiteto utilizou um “dente” que existia na planta para instalar o tão desejado espaço. Mas, por estar bem de frente para a entrada do imóvel, como deixá-lo velado e funcional? “Desenvolvemos um painel de madeira com ripas largas, intercalado com espelho. Com isso, tornamos a entrada do apartamento chique e conseguimos ocultar o home office, que fica na parte de trás desse painel”, assinala o arquiteto.
Para completar, ele embutiu pontos de luz para valorizar as ripas. A varanda foi desenvolvida como local de lazer, para receber as pessoas. Uma mesa quadrada, em vidro laqueado, utiliza apenas seis lugares, para ganhar espaço para a área de apoio.
Destaque para as ripas que, de forma leve, separam o ambiente da sala de TV e ainda casam com o conceito da área do home office. O projeto luminotécnico somou bastantes pontos de luz indireta: fitas de LED instaladas em rasgo de luz, sanca invertida e pontos na marcenaria. Tudo com luz amarela, para dar aconchego.