SP-Arte 2023: maior encontro de arte e design da América Latina ocupa novamente o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera

Com 168 expositores, a 19ª edição do evento soma galerias nacionais e internacionais, além de players do setor de design, de 29 de março a 02 de abril, em São Paulo.

Fotos: divulgação

Obra hiper-realista de Giovani Caramello, pela galeria Oma, durante a SP-Arte 2022. Foto: Angela Villarrubia/Divulgação.

O maior evento de arte da América Latina está de volta! A SP-Arte – Festival Internacional de Arte de São Paulo toma os corredores da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, de 29 de março a 02 de abril.

A 19ª edição vai movimentar a economia criativa da cidade com 168 expositores, das quais 86 galerias de arte nacionais, 15 internacionais e 45 expositores de design – setor que cresceu 30% em relação à edição passada –,  além de 14 editoras e 8 instituições culturais. Das 15 galerias internacionais, figuram três estreantes francesas no evento: Galeria Younique (França e Peru), Maât Gallery e Nil Gallery.

No evento âncora, na Bienal, as ações se concentram no primeiro e segundo andares do pavilhão, onde o público encontrará as galerias de arte moderna e contemporânea, instituições culturais, espaços autônomos, além da Arena Iguatemi – que receberá o programa Talks.

No térreo, o espaço será destinado para o design – incluindo grandes nomes do mobiliário nacional. As editoras dividem o espaço com o design, e o público poderá conferir, em primeira mão, lançamentos editoriais, como o dos livros “Lina Bo Bardi Design: O Mobiliário Dos Tempos Pioneiros 1947-1958”, pela Artemobilia. O MASP, o Instituto Inhotim e IAC (Instituto de Arte Contemporânea) também participam da SP–Arte com suas respectivas lojas de objetos de design.

Bienal do Ibirapuera recebe 19ª edição da SP-Arte.

O público também poderá viver uma experiência imersiva por meio de cinco áudio-guias desenvolvidos por Ariana Nuala, Carollina Lauriano, Henrique Menezes, Ludimilla Fonseca e Livia Debbane, disponíveis no Spotify. Os especialistas estarão ainda presentes na feira para realizar visitas guiadas – previamente agendadas, gratuitas – pelos estandes na feira.

A SP-Arte anuncia ainda para esta edição o lançamento de um aplicativo que organiza todos os eventos, visitas guiadas gratuitas, conversas com artistas, além da lista de expositores e lembretes sobre a programação. O app é gratuito e está disponível nas versões Android e IOS.

Casa SP-Arte
Outra novidade é a inauguração do espaço permanente dedicado à realização de exposições e eventos ligados às artes visuais e ao design em São Paulo: a Casa SP–Arte. Instalada na Vila Modernista, nos Jardins, o imóvel foi projetado por Flávio de Carvalho (1899-1973). A Casa SP–Arte recebe sua primeira exposição, Hélio Oiticica: mundo-labirinto, organizada pela Gomide&Co e por Luisa Duarte, diretora artística da galeria. A mostra reúne obras de diferentes fases da produção de Oiticica (1937-1980) – desde trabalhos a partir de 1955 até produções dos anos de 1970. A Casa SP–Arte tem entrada gratuita e está aberta de terça a sábado,  das 11h-13h e 14h-17h.

SP-Arte 2023
Local: Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3/4 – São Paulo
Data: 29 de março – 02 abril de 2023
Horários de Funcionamento:
29 – 30 de março: 14h – 20h
31 de março – 01 de abril: 12h – 20h
02 de abril: 11h – 19h
Ingressos: R$ 70 (inteira) / R$ 35 (meia)
Bilheteria online: https://bilheteria.sp-arte.com/home
Meia-entrada para estudantes, pessoas com deficiência e idosos (necessária a apresentação de documento). Crianças até 10 anos não pagam entrada


Deixe um comentário