#Club&Casa Home – Para a família: conexão afetiva entre arquiteta e clientes gera ambientes funcionais e acolhedores

Com o conforto e a funcionalidade desejadas, projeto criado para irmão e cunhada agrada clientes e autora.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: David Zoëga/Divulgação

A divisão entre a cozinha e a área social é beneficiada por um projeto de marcenaria (Romanzza) que contempla, na sequência, bancada, painel ripado bicolor – que, em suas costas, acomoda gavetas e nichos –, cristaleira de vidro e um divertido bar.

Plena satisfação e uma dose extra de autonomia caracterizam o trabalho realizado pela arquiteta Camila Pegoraro neste novo apartamento, de 84 m², no bairro do Ipiranga, Zona Sul de São Paulo. Isso porque os clientes são seu irmão e sua cunhada, um jovem casal, sem filhos, que desejava ambientes práticos e confortáveis para trabalhar e receber os amigos. “Foi uma experiência diferente. Saímos do relacionamento familiar e experimentamos a conexão cliente x arquiteta’.

O trabalho se desenvolveu bem e conseguimos chegar em um resultado que os deixou muito felizes”, comemora a profissional, que, além de gerenciar as demais etapas, participou da vistoria do imóvel quando foi entregue. Sob o estilo contemporâneo jovem, Camila trabalhou com tonalidades sóbrias e claras aliadas ao padrão amadeirado, para transmitir o acolhimento pretendido.

O aspecto jovial resulta dos complementos em cores vivas, seja em detalhes da marcenaria, em ambientes mais reservados ou em peças especiais, como o frigobar retrô. Como o casal foi enfático na recusa de mexer com obra, a profissional abriu mão de alterações estruturais, inclusive nos pontos elétricos e no projeto luminotécnico.

Na área social e no dormitório, foram criados rebaixos de marcenaria, em tom amadeirado, com spots embutidos, que garantiram uma iluminação mais descontraída, a gosto dos moradores, e, a essas peças, foram aliados pendentes variados e plafons. Com acendimentos separados, todos esses artifícios lumínicos proporcionam diferentes atmosferas – da mais aconchegante à funcional. Colaboração: Kátia Presbíteris

A sala de jantar conta com um banco em L para aproveitar o espaço. O acabamento em madeira nos assentos é encontrado também no emoldurando o teto
Já que a culinária é um dos principais hobbies do morador, o máximo de espaço da cozinha foi aproveitado para armazenar os utensílios necessários. Reduzido, o ambiente dispensa mesa, mas possui bancada para refeições rápidas.
Com a necessidade de muitos armários na suíte do casal, eles preencheram quase todas as paredes, e cores claras garantiram a preservação da leveza, bem como a iluminação amarelada, com lâmpadas de 4000K. Sobre a cabeceira estofada, a prateleira amadeirada expõe um trio de quadros. Enxoval e almofadas, TS Home&Office. Abajures, Ilumine Light.
Espaço mais descontraído do apartamento, o lavabo recebeu papel estampado com imagens ‘vintage’ e pôsteres lúdicos. Sob a bancada de Silestone
Gris Expo, o gabinete azul, com contorno madeirado (Romanzza), está coordenado com a parede em tom Baleia-azul, que acomoda os pôsteres.
A arquiteta Camila Pegoraro

Deixe um comentário