#Club&Casa Home – Sintonia entre os ambientes internos e a área de lazer compõe projeto da imponente residência

A combinação entre materiais e cores tem papel fundamental no brilho e no conforto desta casa interiorana.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Zeh Castedo e Nay Trettel Fotografia (retrato)/Divulgação

Para trazer harmonia, o branco foi alternado às nuances de marrom. Em esquadrias de tom bronze, ornando com a cor predominante, a estrutura envidraçada, com películas refletivas de controle solar, ladeia a pedra ferro e amplia a luminosidade interna.

No Condomínio Portal dos Bandeirantes, em Salto (SP), este sobrado de 370 m² construído no terreno de 464 m² salta aos olhos por sua arquitetura, assim como pela sintonia entre os ambientes internos e da área de lazer.

O contemporâneo projeto assinado pelos arquitetos Bruna Scutieri e Marcelo Ferraz, do escritório Ferraz Scutieri Arquitetura e Interiores, protagonizou a cor marrom na fachada – como desejava o casal proprietário –, com destaque para a pedra ferro, que, com suas variações naturais da tonalidade, trouxe imponência e sofisticação ao visual frontal da casa.

Seguindo a paleta, a porta de alumínio imita madeira. Aproveitando o pequeno declive nos fundos do terreno, a piscina, com seus 35 m², borda infinita, prainha e hidromassagem, foi desenvolvida e, ao seu lado, há um pergolado de madeira com deck ambientado para descanso.

A dupla compõe justamente a “menina dos olhos” do projeto: a área de lazer, que, quando integrada ao gourmet, com a abertura total de suas portas, torna-se um legítimo refúgio para a família e os amigos. “Preservando a topografia original, criamos também um jardim neste espaço, com árvores frutíferas plantadas em vasos”, complementam os profissionais.

Com mesa para oito lugares e buffet de apoio, a sala de jantar segue em estilo mais clássico, combinando a madeira clara ao branco e à composição de adereços artesanais, em palha (Carol Barroso Decor), da parede. Aqui e nos outros ambientes, a iluminação decorativa é intimista e evidenciada, a exemplo do pendente com globos de vidro transparente. Após a outra ponta da porta que conduz ao gourmet está ambientada a cozinha.

A área de lazer, que, quando integrada ao gourmet, com a abertura total de suas portas, torna-se um legítimo refúgio para a família e os amigos.
Como fica integrada aos ambientes sociais e tem acesso direto à área externa, a cozinha precisava brilhar e, por isso, recebeu marcenaria provençal de tom verde-claro e puxadores dourados, em forma de concha. As bancadas são de quartzo branco, exceto a de refeições rápidas, que é madeirada.
Com mesa para oito lugares e buffet de apoio, a sala de jantar segue em estilo mais clássico, combinando a madeira clara ao branco e à composição de adereços artesanais, em palha (Carol Barroso Decor), da parede.
O lavabo possui parede parcialmente revestida pelo porcelanato em formato hexagonal (foto abaixo), enquanto o espelho em forma de gota completa a descontração. As demais paredes receberam tinta com efeito cimento queimado, de tom avelã, e a bancada é de mármore branco prime.
Para uma estética similar à de bar, o gourmet mescla a madeira à cor preta, respectivamente responsáveis por aconchego e elegância. A parede recebeu prateleiras para as bebidas, e a base do balcão frontal foi revestida em pedra ferro. O trilho com spots reforça a temática boêmia.
Arquitetos Bruna Scutieri e Marcelo Ferraz

Deixe um comentário