#Club&Casa Home – Romântico e bem iluminado apartamento tem living ampliado para o bem receber

Materiais preservados, revelados e adicionados, além de tons cuidadosamente pontuados, formam um pot-pourri de estilos agradável aos olhos e à vivência.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Henrique Ribeiro/Divulgação

Em um dos extremos da cozinha foi projetada uma cristaleira, para itens mais requintados, e um nicho para os equipamentos do dia a dia, como
cafeteira e torradeira. O painel madeirado que a embasa é um contraste bastante acolhedor.

Ao descobrir que na planta de 135 m² do apartamento no bairro Cerâmica, em São Caetano do Sul (SP), havia um espaço inutilizado pela construtora, a arquiteta Cláudia Hypolito prontamente resolveu tirar proveito dele para ampliar o living e favorecer a recepção dos amigos da anfitriã solteira.

Assim que o vão foi aberto, uma parede original em concreto foi revelada, concedendo uma forte personalidade ao espaço de bar que ali foi ambientado. Ao material construtivo de estética industrial, foram combinados o sofá de couro marrom, a arandela com estrutura acobreada (Efeitoluz) e um ponto de cor mostarda, também na parede, que acolhe o carrinho de bebidas.

Como contrapontos, referências clássicas ladeiam o ambiente boêmio em ambas as extremidades. À esquerda, o hall de entrada exibe uma moldura em boiserie; à direita, o mobiliário da cozinha é em estilo provençal. O conjunto, entretanto, é predominantemente contemporâneo e curiosamente equilibrado, com seus aparatos luminotécnicos, móveis soltos, linhas retas e quadro lúdico (Ateliê da Imagem). Decoração: LarDeco.

O apê ainda é marcado pelos tons neutros, que transitam entre o branco e nuances de cinza. Bem como a parede em concreto aparente, o aproveitamento de outros materiais já presentes na obra foi privilegiado: piso original, em taco de madeira, e rebaixo de gesso existente foram preservados.

A luminosidade natural é evidenciada no projeto, que ainda ganha o reforço de lâmpadas em tons quentes, para garantir aconchego. Na iluminação indireta, atenção ao pendente decorativo descentralizado entre o balcão da sala e a cozinha. Bancada, Rokka Mármores e Granitos.
Um canto verde, amparado por mobiliário de demolição, tomou corpo bem na área onde está camuflada a
condensadora do ar-condicionado
.
Na suíte, com meia pintura nas paredes, boiseries reforçam a decoração e oferecem um novo conceito de moldura às arandelas laterais à cama.
O ar romântico do banheiro é fruto da combinação entre parede rosé, marcenaria com detalhes clássicos e pastilhas de porcelana hexagonais (piso).
Arquiteta Célia Mustafá

Deixe um comentário