#Club&Casa Home – Espaços aconchegantes dão a tônica do décor em clínica terapêutica

Traços retos, peças-chave e materiais acolhedores preconizam o alinhamento da vida dos pacientes neste espaço de terapia.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Sidney Doll/Divulgação

Como o anfitrião faz diversas lives, ele precisava de um fundo bonito para a sua mesa de atendimento. Assim, foi criada, em serralheria, uma
estante decorativa, com MDF que simula a madeira freijó.

Arrojado, de perfil masculino e com traços industriais. Assim é a Ilimitadamente Clínica, especializada em hipnoterapia e constelação familiar, em São Caetano do Sul (na Grande São Paulo), com espaço projetado pela arquiteta e urbanista Paloma Bedani, do escritório Q! Projeto Arquitetura.

Como as sessões de terapia costumam durar até quatro horas, era imprescindível uma ambientação que levasse aos pacientes uma memória afetiva positiva do local. Por isso, nos 52 m² prevalecem materiais que transmitem conforto: madeira nas paredes, nos tacos e na marcenaria, couro em peças de destaque, além de iluminação indireta.

O cliente desejava integrar a recepção à copa, porém sem deixar os espaços totalmente abertos. Para isso, aceitou a sugestão de adotar uma estante em serralheria. Essa peça simula a silhueta das andorinhas e remete ao alinhamento do voo desses pássaros, resultado que o tratamento busca alcançar nas diversas esferas da vida dos pacientes.

Um rasgo preto no forro de gesso, com spots direcionados, emoldura a instagramável estante, que está decorada por vasinhos e outros objetos de grande apreço (LaOca Casa Conceito e 3 Irmãs Cortinas Móveis e Decorações). Na copa, ao fundo das prateleiras, LEDs enfatizam a marcenaria e o revestimento 3D sobre o frontão da pia. Como o prédio é comercial, os serviços foram feitos somente à noite pela arquiteta e pela engenheira Carol Rosa, responsável pela execução da obra.

Ainda na sala de atendimento, uma das paredes recebeu cimento queimado e, a outra, marcenaria ripada em freijó, para camuflar a fiação e a
tubulação, e um grande nicho iluminado, que acomoda os quadros (Urban Arts Santo André). Poltronas de couro caramelo, Full House; tapete colorido, Casa4 Decor.
Como uma espécie de portão, a escultórica estante divisora foi feita com chapas de ferro dobradas em alta temperatura e soldadas in loco, com acabamento em pintura eletrostática preta fosca. Parafusos parabolt a fixaram no chão e no teto. Todo o piso foi revestido por tacos de madeira (Madel).
A marcenaria da copa foi confeccionada em amadeirado freijó, com tamponamentos em MDF cinza e cavas de 45º.
Para um visual masculino, a pia do banheiro foi esculpida em granito São Gabriel estruturado (o mesmo da bancada da copa) e uma das paredes foi coberta por charmosos bricks cinzas, fornecidos pela Brendelli.
Arquiteta e Urbanista Paloma Bedani

Deixe um comentário