#Club&Casa Home – Apê da praia ganha configuração descomplicada e décor alegre pautado em tons terrosos

União dos ambientes proporciona dinamismo e amplia área social da morada com vista para o mar.

Texto: Janaína Alves
Fotos: Rodrigo Galdino/Divulgação

A sacada, com vista para a praia da Enseada, foi inteiramente envidraçada.

Alegria, descontração e aconchego para celebrar em família! Essa foi a base para o projeto de interiores realizado pela dupla de arquitetos Lucas Shissei Chinen e Mayara Menezes, do Coletivo Arquitetura, para o primeiro apartamento de um jovem casal sem filhos, no bairro da Enseada, no Guarujá (SP).

Com 112 m², o “apê da praia” – como carinhosamente é chamado pela dupla – teve abertura de alvenaria para a ampliar o espaço e integrar cozinha e sala de estar. Cores neutras foram usadas nos pisos e paredes “para poder ousar na decoração com tons terrosos, associados a sentimentos como inspiração e calma”, dizem os profissionais, que apostaram nos tons de areia, marrom e rosa queimado, além dos toques de azul. A área gourmet tem ares rústicos.

O aconchego do ambiente fica por conta das aplicações em madeira (Daze Movelaria Personalizada). O painel ripado, localizado na lateral da bancada de serviço, que também tem base em madeira, faz duo com o suporte para TV do estar. Uma dupla de luminárias pendentes arremata o conceito do espaço.

Para não comprometer a circulação, os profissionais criaram um espaço alternativo para a mesa de jantar. Para isso, o sofá foi adequado próximo à TV e a passagem foi delimitada atrás do móvel. Um lustre moderno foi aplicado acima da mesa, marcando o novo espaço.

Por fim, a cozinha ganhou marcenaria em tom rosê, o que cria uma paleta atrativa com a cor escolhida para as paredes, um cinza-claro (Tintas São Miguel). O efeito laqueado e clean do revestimento (Revestimentta) acima da bancada de trabalho mantém a amplitude visual.

Estar, jantar e área gourmet aparecem integrados, para ampliar o espaço de convívio.
Os charmosos cestos são da Elaine Natali Tapetes, assim como almofadas, mantas e tapete.
Na área gourmet, o espaço é rústico e aconchegante. A cozinha conta com eletrodomésticos da Home Fatto Eletros. Limpeza pós-obra: Santista Ambiental.
Arquitetos Lucas Shissei e Mayara Menezes