#Club&Casa Home – Com estilo fabril, arquitetura transmite conceito da empresa

Espaços fluidos, traços fabris e frescor do verde e das plantas revelam a face disruptiva desta empresa que pretende inovar o modo de atuação em seu setor.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Eduardo Triboni/Divulgação

Na maior das salas, uma dupla de mesas acomoda diversas estações de trabalho. Aqui, a iluminação natural é particularmente privilegiada.

Atrelada à premissa de transmitir os conceitos da empresa por meio da arquitetura, a missão de projetar a sede da administradora de consórcios Evoy, em Mogi das Cruzes (SP), foi entregue aos arquitetos e urbanistas Frederico Zanelato e Sergio Faraulo, do Ar:Co Arquitetura Cooperativa. Tão logo o cliente apresentou o guia da marca, minuciosamente desenvolvido pela agência de publicidade, dentro da paleta permitida, a dupla selecionou as cores que utilizaria em cada um dos ambientes, de acordo com suas propostas.

Tom principal, o verde, que matiza o logo, foi explorado em diversas nuances – e em todos os espaços –, fidelizando a identidade visual da marca. No prédio corporativo, duas salas comerciais de 150 m² foram unidas e transformadas em um único espaço de trabalho, que soma 300 m² de área útil, com seções bem divididas e definidas.

A laje nervurada foi o ponto de partida para a atmosfera industrial que invade todo o complexo. “A partir daí, todas as interferências ficaram visíveis. Colocamos forro acústico apenas onde precisávamos de privacidade, como nas salas de atendimento, diretoria e reunião”, explicam.

Personalizada, a iluminação inclui LEDs, trilhos e luzes indiretas, mas o grande destaque está na ultra-tecnológica sala de reuniões, toda automatizada por comando de voz e com mesa oval, desenhada pelo escritório, para 20 pessoas. Ali, canaletas de LED estão dispostas de forma a criar um quadriculado no teto preto, produzindo um efeito dimerizado.

A parede ao fundo tem um coloridíssimo mosaico formado por armários para armazenar os pertences dos funcionários.
Visualmente unificadas aos demais ambientes pelo carpete de alto tráfego, as duas salas de atendimento podem ser privatizadas, quando necessário, pelas portas de correr envidraçadas. No décor de ambas há frases temáticas, bem como as cores de destaque da empresa.
O pilar estrutural, no banheiro feminino, recebeu tinta com efeito de cimento queimado e iluminação superior que o emoldura, acompanhando os perfis de LED do forro verde. A bancada com pia esculpida é de granito cinza. Sobre o espelho, plantinhas levam o toque biofílico.
Como parte da recepção, o lounge recebeu convidativas mesinhas de bar, adega, máquina de café e balcão com os apetrechos necessários. Em contraponto ao teto brutalista e às tubulações e instalações aparentes, o jardim vertical, com suas folhagens – e letreiro em neon –, produz um refrescante respiro verde. Um misto de sabores e sensações!
Arquitetos e Urbanistas Frederico Zanelato e Sérgio Faraulo

Deixe um comentário