#Club&Casa Home – Reposicionamento de ambientes dá nova vida à morada

Alteração de planta, troca de piso e valorização da cozinha e da área gourmet marcam a reforma desta deliciosa morada.

Texto: Angela Villarubia
Fotos: Rodrigo Mazzola/Divulgação

O pé-direito duplo (4,70 m) do estar foi enaltecido por meio de ripas de marcenaria; como contraponto, o painel da TV é em marcenaria de cor Areia, com iluminação indireta que realça o porcelanato que reveste a parede principal.

Um lar receptivo e integrado era o desejo do casal com filho adolescente para a reforma de interiores do imóvel de três andares, com 350 m² de área total e 230 m² construídos, localizado no Villagio Di Napoli, em Valinhos (SP).

O trabalho, realizado pela arquiteta e designer de interiores Camila Frare, resultou em várias intervenções importantes, como inverter a posição da cozinha e da sala de jantar, além de abrir ao máximo os vãos – dentro das possibilidades da estrutura. “Reformamos toda a área social do imóvel, mudamos cor, piso e revestimentos. Trouxemos identidade”, afiança.

O imóvel tem seu acesso principal pelo pavimento térreo, com sala de estar e lavabo. Ao descer um lance de escada (seu guarda-corpo de inox foi substituído por vidro, para ganhar leveza), chega-se à área social; ao subir, está a ala íntima, com suítes e home office.

O pé-direito duplo (4,70 m) do estar foi enaltecido por meio de ripas de marcenaria; como contraponto, o painel da TV é em marcenaria de cor Areia, com iluminação indireta que realça o porcelanato que reveste a parede principal.

O antigo piso polido da cozinha e do jantar deu lugar a um porcelanato acetinado, que facilita a limpeza e reduz o risco de acidentes, já que este espaço foi integrado à área gourmet que, por sua vez, está ao lado da piscina – cujo entorno igualmente ganhou um revestimento antiderrapante.

Ao descer um lance de escada (seu guarda-corpo de inox foi substituído por vidro, para ganhar leveza), chega-se à área social; ao subir, está a ala íntima, com suítes e home office.
A cozinha foi transladada para a antiga sala de jantar. Ela ganhou ilha e bancada em quartzo branco em L, com um canto para a geladeira e torre quente. Para isso, foi preciso fechar a porta de acesso à lavanderia e abri-la dentro da despensa. “Removemos a janela e a transformamos em uma porta para o gourmet”. Uma cristaleira em marcenaria e vidro Reflecta bronze completa o espaço.
Uma namoradeira e uma poltrona, com um jardim vertical preservado como fundo, levam vida à varanda gourmet.
A churrasqueira original foi mantida, porém revestida com réguas de porcelanato que imitam madeira de demolição. Ao seu lado há uma bancada de apoio, com cuba e cooktop de duas bocas.
Na área gourmet, que antes era como uma varanda fechada, optou-se por abrir ao máximo o vão, para unir o exterior ao interior. Com a remoção de um balcão, foi instalada uma mesa redonda para café da manhã ou um churrasco para poucas pessoas. No deck há uma mesa maior sob um ombrelone, para acomodar mais pessoas e curtir a piscina.
Arquiteta e Designer de Interiores Camila Frare

Deixe um comentário