#Club&Casa Home – Ligação In-Out: aqui a união visual entre jardim e ambientes íntimos e de lazer acontece

Voltadas para a piscina, áreas interna e externa são conectadas por vãos livres e envidraçados, privilegiadas por abundante iluminação natural.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Conceitual Filmes/Divulgação

Na contemporânea fachada frontal, a textura no tom grafite-escuro das beiradas, com pé-direito mais alto (4,5 m), compõe perfeitamente com o cimento queimado e com os brises de alumínio em cor madeirada.

Um projeto semi-térreo, com ambientes bem distribuídos e funcionais, além de boa iluminação e ventilação naturais, foi o que solicitou o casal de proprietários para o novo lar no Residencial Itahyê, em Alphaville, em Santana de Parnaíba (SP). Era preciso também priorizar a integração entre as áreas interna e externa e, para equacionar todas as demandas na construção de 300 m², o arquiteto e designer de interiores André Cristoffoli começou pela implantação da casa em uma cota de nível que garantiu o melhor aproveitamento do terreno. “Levamos em consideração a topografia em aclive do lote e, desta forma, evitamos emparedá-la entre as casas vizinhas”, aponta o profissional.

Em adição, os ambientes foram posicionados na planta de modo a receberem mais incidência de luz solar, enquanto o fechamento do corredor de acesso aos quartos foi realizado com portas de correr envidraçadas. Além de proverem a união visual, tais intervenções reduziram significativamente o consumo de energia elétrica no período vespertino. De volta às portas translúcidas, quando abertas, elas dão para a área da piscina, que, por sua vez, foi envolvida por toda a construção, podendo ser vista e acessada de diversos pontos da residência. Nela, há aquecimento solar. Outras soluções ecofriendly são as placas fotovoltaicas para aquecimento da água das torneiras e duchas dos banheiros e da cozinha.

Como aspirava, ao abrir a persiana da suíte máster (na lateral esquerda da foto), o anfitrião se depara com a tranquilizante vista da piscina, que está
localizada num ponto estratégico da casa, com mais incidência solar. Ela
recebeu, internamente, pedra Hijau lisa, verde, 10 x 10 cm, da Palimanan (à venda na Prime Revestimentos).
Integrada à varanda gourmet por meio de portas de correr de vidro com
2,8 m de altura, a ampla cozinha é ambientada com piso de efeito
marmorizado e quase toda a marcenaria em cinza-chumbo. As pedras da bancada de trabalho e da ilha seguem em versão mais escura do tom.
Próximo à entrada social e ao gourmet, o lavabo recebeu bancada em granito preto absoluto e um interessante jogo de luzes de LED por trás do
espelho e nos ângulos das paredes. Seu acesso está camuflado em um painel ripado preto, igual ao que aparece no reflexo.
Portas de vidro afora, a varanda gourmet fideliza a linguagem estética da cozinha, com marcenaria nas mesmas nuances dando suporte à área da churrasqueira. Mais compatível com a proposta do espaço, o piso, aqui, simula o cimento queimado.
Arquiteto e designer de interiores André Cristoffoli

Deixe um comentário