#Club&Casa Home – Referências clássicas, madeira e luz suave levam acolhimento de sobra a este lar

Luzes, materiais, tons e adereços suaves cumprem o objetivo de promover uma atmosfera repousante
para a família que habita esta morada.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Erika Martins (retrato) e Henrique Ogata/Divulgação

A preponderância do estilo contemporâneo com pitadas clássicas é evidenciada no living em geral, que harmoniza mobiliário de linhas retas, pendente futurista, piso com estética marmorizada e boiseries das paredes.

Um lar com atmosfera relaxante para aconchegar os moradores – um jovem casal, com filho – após a exaustiva rotina diária de trabalho. Esse era o principal desígnio da arquiteta Juliana Bouzas e da designer de interiores Michele Santos, do escritório JM Arquitetura e Interiores, na condução do retrofit do apartamento de 180 m², em Santos (SP). No projeto contemporâneo, com leves influências clássicas, reinam paleta e iluminação suaves aliadas à madeira, traduzindo a tranquilidade tão aspirada. “Acreditamos que a iluminação interfere diretamente nas pessoas, e usamos isso de maneira positiva para transmitir aconchego”, salienta a dupla.

No estar, uma única peça de marcenaria em tom madeirado escuro dá suporte à TV e abriga prateleiras decorativas, armários para os eletrônicos, vão para a adega e até cristaleira. Sobre o sofá com chaise, uma tela abstrata, com aprazíveis pinceladas, traz um toque vivaz à ambientação, sem que o pacifismo se perca. Centralizada, a arte é ainda mais valorizada pelos filetes espelhados e boiseries que decoram a parede. Mesa de centro com estrutura em aço e tampo de vidro, dupla de mesinhas laterais, de diferentes alturas, com acabamento acobreado, tapete com figuras geométricas (Elaine Natali Tapetes) e cortina esvoaçante e transparente completam o ambiente.

Para até oito pessoas, a mesa de jantar possui tampo de vidro branco, bases de madeira e é acompanhada por cadeiras com assento e encosto estofados e pés também de madeira. Todo o living recebeu moldura em rebaixo de gesso com spots embutidos, recurso que amparou o projeto lumínico, preservando os 2,70 m do pé-direito.

No quarto criado para a enteada de 10 anos, a disposição em L das camas com gavetas inferiores permite que ela e o irmão mais novo compartilhem o espaço e aproveitem o tempo juntos. Também em L estão o rodameio madeirado e um extenso armário suspenso com prateleira iluminada que acompanha toda a
sua metragem.
Com cabeceira e lateral em módulos estofados, o quarto do filho de dois anos possui ambientação versátil, de modo a atender as várias fases da vida. Dentro disso, estão a cama baixa com gavetas na base, a mesa de estudos em balanço e o papel de parede estampado em Chevron.
A suíte do casal também possui cabeceira modular estofada, porém, ela se estende até o teto e é iluminada. Nas laterais há espelhos e mesas de cabeceira, enquanto o guarda-roupas aparece harmonizado. Tudo é coordenado em tons de branco, areia e madeira.
O banheiro alia os revestimentos marmorizado e frisado.
Arquiteta Juliana Bouzas e designer de interiores Michele
Santos, do escritório JM Arquitetura e Interiores

Deixe um comentário