#Club&Casa Home – Espaços para o bem viver foram o alvo desta elaborada reforma

Casa em Itu é beneficiada com a expansão e modernização da área de lazer – tudo para o deleite dos moradores!

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Zeh Castedo/Divulgação

Churrasqueira, forno de pizza, fogão, coifa, lava-louças e equipamentos fixos são todos pretos e se destacam à frente da parede de porcelanato. Na mesma cor, a estrutura metálica salienta o forro de madeira ecológica. A ilha é de granito preto e foi complementada pela bancada de madeira de demolição.

A atualização do espaço gourmet e a construção de uma piscina estavam nos planos da família formada por um casal e seus três filhos (dois adolescentes e uma criança), que moram em uma residência confortável, com 405 m², dos quais 105 m² são resultado do trabalho assinado por Flávio O. Jancowski, titular do escritório JCWK arquitetura.

A antiga área dedicada às delícias culinárias era em L e apresentava alguns desafios para a sua reforma. Como a sua cobertura era a varanda dos dormitórios do andar superior, a laje foi escorada, dois pilares e as vigas que formavam um L no meio do salão foram retirados e duas novas colunas metálicas acabaram embutidas nas paredes laterais. Uma nova viga metálica, com 7,5 m, foi instalada, enquanto aquela perpendicular já existente acabou reforçada com uma capa metálica espessa e engastada no novo barrote. Com tudo isso, a laje foi preservada e o espaço interno liberado, com melhor aproveitamento.

A segunda etapa foi ampliar o salão até o alinhamento final da casa, construindo uma cobertura metálica que possibilita um telhado embutido de baixa inclinação, preservando os beirais existentes. O resultado? O espaço dobrou de tamanho! Para arrematar, foi adotado um forro ripado, de madeira ecológica, também utilizado no painel da TV.

Colaboração: Giulia Francischinelli (3D).

Alguns dos objetos decorativos são da Carol Barroso Decor. Poltrona, da Vitrina.
Para a construção da piscina foi nivelado o fundo do terreno, expondo a fundação (que foi devidamente reforçada) do muro do vizinho, que acabou escorado por baixo. A piscina conta com aquecimento solar.
A área gourmet, por sua vez, foi fechada com uma esquadria de alumínio com abertura de 70%, assim
pode ser usada em dias de frio e chuva.
Móveis da área externa: Innovato Móveis.
O novo banheiro ganhou grande espelho vertical e painel ripado, elemento que segue a linguagem do restante do projeto. A antiga dependência ficava do lado de fora, o que dificultava o uso em dias de chuva.
Arquiteto Flávio O. Jancowski, do JCWK arquitetura