#Club&Casa Home – Apê compacto contempla ótimas soluções para contemplar do dever ao prazer

Em estilo urbano, projeto traz leveza e bons recursos na comunhão entre ócio e labor.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Julio Buccier/Divulgação

A premissa na reforma do apartamento de 67 m², em Guarulhos (SP), pertencente a um homem solteiro com filho, era ambientar um espaço especial para que pudesse trabalhar em casa, de modo que fosse possível mantê-lo sempre organizado e, quando necessário, camuflado. Com isso, a arquiteta Laura Tinari coordenou a criação uma estante (executada pela Edy Planejados, assim como todo o mobiliário planejado) que, embora pareça meramente decorativa, possui, em seu nicho central – mais amplo e madeirado –, uma mesa retrátil que atende perfeitamente à rotina laboral do proprietário. Um armário lateral, com porta, acomoda a impressora e vários livros, além de ‘guardar’ a cadeira de trabalho quando ela não está em uso.

Devido à pequena metragem do imóvel, a otimização também era fundamental no retrofit e, para tal, as paredes que separavam a cozinha da sala foram eliminadas. Justamente na área demo lida foi feito um móvel para, de um lado, concentrar atividades gourmet e, de outro, servir como painel da TV. No mais, a decoração do estar consiste em sofá retrátil, com dois lugares (Bazzi Móveis), repleto de conforto, lúdica composição com quadros (Arte Própria) sobrepostos e carrinho bar. A sala de jantar, por sua vez, é formada por mesa redonda, de madeira, e um quarteto de cadeiras com assento e encosto em corda náutica, de tom de verde apaziguante (tudo da Bazzi Móveis).

Colaboração: Cecília Guerra, arquiteta responsável pela idealização do projeto de interiores.

Na extremidade da marcenaria funcional está o cantinho das bebidas e do café, que dá suporte aos momentos de leitura, ladeando o espaço dedicado à prática, com poltrona (Bazzi Móveis), mesinha de apoio e providencial luminária de piso. Adornos: LaOca Casa Conceito.
Com armários superiores de tom azul-carbono, a cozinha possui uma bancada solta que pode ser movida para outros ambientes, servindo como novo apoio e até liberando espaço em dias com visitas.
A porta ripada da lavanderia permite a ventilação constante da área ao
mesmo tempo que a camufla.
Sobre a parede com pintura de efeito cimento queimado e retroiluminada, a cabeceira modular madeirada, com mesa acoplada, leva masculinidade e urbanidade ao quarto principal, mas sem negligenciar a delicadeza. Molduras (Arte Própria), pendente e abajur pretos complementam.
O tom verde-bandeira, aplicado em partes da parede, traz um ar diferenciado ao banheiro da suíte, que possui gabinete madeirado, metais prateados e cuba retangular; a bancada e os revestimentos de parede são todos brancos.
Arquitetas Laura Tinari e Cecília Guerra

Deixe um comentário