#Aqui tem design – A criatividade confortável e “mutante” de Maarten De Ceulaer; confira na coluna de Beto Cocenza

Por Beto Cocenza*
Fotos: Cris Vidal (retrato)/Divulgação

O designer belga Maarten De Ceulaer é formado em design de interiores, mas aprofundou seus conhecimentos na Academia de Eindhoven, na Holanda, e se apaixonou pelo tema. Com seu estilo inovador, participou de projetos com as incensadas Galerias Nilufar e Victor Hunt, em inúmeros projetos em museus, em feiras como a Design Miami e para marcas poderosas como a Fendi. Sua coleção “Mutação”, de 2012, fez com que fosse notado pela grande mídia e pelos colecionadores.

A criatividade mutante desta série – impressa nos sofás, cadeiras e pufes – parece ter crescido de forma orgânica como resultado de uma mutação celular, de uma reação química ou nuclear. Talvez seja um fungo, vírus ou bactéria que se desenvolveu dramaticamente e fora de escala. Outra fonte de Inspiração foi a planta Yareta, que vive nos altiplanos da Bolívia, e pode chegar a ter milhares de anos. Estes organismos verdes vibrantes, que conseguem sobreviver em rochas estéreis, têm uma linda textura aveludada, assim como suas peças. E se fosse uma revisão ou forma experimental do famoso Chesterfield, mais contemporâneo e escultural?

Em vez de usar molas de estofamento e espuma com couro ou tecido, essas peças são criadas com recortes de esferas de espuma de vários tamanhos, aplicadas manualmente sobre uma estrutura, uma a uma, para que cresçam organicamente durante o processo. O poliuretano é o material parceiro nesta viagem de Maarten. Adoraria que um fungo destes se reproduzisse descontroladamente em minha sala. E você?

@maartendeceulaer

*Idealizador do BOOMSPDESIGN, patrocinado pelo Club&Casa Design

*Beto Cocenza é idealizador do @boomspdesign

Deixe um comentário