#Club&Casa Home – Design Corporativo cool investe em cores vivas e superfícies volumétricas

Projeto que flerta com o estilo industrial e valoriza soluções sustentáveis chama a atenção na Baixada Santista.

Texto: Ana Paula de Assis
Fotos: Gino Pasquato (retrato) e Henrique Ogata/Divulgação

Um projeto corporativo contemporâneo, que agregasse tecnologia e – o mais importante – mantivesse o conforto para os funcionários por meio de integração visual e excelência acústica. Este foi briefing sobre o qual a arquiteta Juliana Abad trabalhou na encomenda da nova sede de uma empresa de locação de containers, situada no bairro Aparecida, em Santos (SP). O escritório, com 116,51 m², foi executado do zero, pois o conjunto foi entregue totalmente vazio, sem nenhuma infraestrutura no local. Assim, foi trabalhado desde o piso elevado, calhas de elétrica, forros, revestimentos e até iluminação.

Em relação à paleta cromática, a profissional apostou no mobiliário de tonalidades sóbrias, tanto nas áreas do staff, como na sala de reunião. Os toques de cor ficaram restritos ao próprio logo situado no painel localizado entre as telhas metálicas, que remetem a um container, e às divisórias das estações de trabalho, com o segundo tom do símbolo da empresa. O corredor recebeu divisórias com vidro acústico, para conferir amplitude e o devido sossego ao espaço de trabalho. Nuvens acústicas também colaboram para a melhora da reverberação do som. A sala de reunião é automatizada, para controle do ar-condicionado, persianas e sistema de áudio e vídeo.

O projeto ainda conta com uma a copa, separada por vidro canelado, com eletrodomésticos apropriados para pequenas refeições. “O resultado final ficou exatamente igual à apresentação em 3D”, orgulha-se a arquiteta.

O projeto luminotécnico investe nos perfis de LED contínuos, feitos sob medida, sobre as estações de trabalho. Sancas com iluminação indireta complementam a iluminação dos ambientes, para o perfeito conforto visual.
A sala de reunião ganhou painel de porcelanato preto e marcenaria planejada (Bontempo – Santos, assim como no restante do projeto) com LED integrado. Na página anterior, o corredor com papel de parede
de madeira e telhas metálicas que imitam um container, para remeter ao negócio da empresa, além de piso vinílico fabricado com materiais reciclados.
As estações de trabalho (foto acima) têm toque de cor, inclusive para reforçar a identidade visual da empresa. O estilo industrial permeia todo o projeto. As salas do staff têm como prioridade uma boa acústica, para facilitar o trabalho ao telefone.
Atrás da mesa, na sala de diretoria, há um painel madeirado com porta mimetizada que leva ao lavabo de uso exclusivo. A iluminação feita com LEDs e as persianas de tela solar, para a redução do uso do ar-condicionado, são soluções sustentáveis presentes no projeto.
Na copa, mais um toque do estilo industrial, com destaque para a charmosa porta de correr com vidro canelado. O mobiliário colorido confere clima de descontração para os momentos de descompressão.
Arquiteta Juliana Abad

Deixe um comentário