#Club&Casa Home – Sobrado novo privilegia o acolhimento da família, simplificando seu dia a dia a partir da integração de ambientes

De olho no conforto, a praticidade é outro ponto alto do projeto.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Adriana Rebouças (retrato) e Robson Salgado/Divulgação

A imponente fachada capricha nas linhas retas e nos revestimentos.

Uma casa descontraída, com muita luz natural e aconchego, era o sonho do casal jovem com dois filhos. Para materializá-lo, a arquiteta e urbanista Juliana Soubhia foi contratada. Responsável pela arquitetura e pelo design de interiores, ela ideou um programa que julga simples, porém bem completo, com suítes confortáveis de dimensões generosas, além de sala da família – com TV, biblioteca e espaço para estudos. Juliana ainda caprichou nos ambientes sociais integrados, para proporcionar convívio entre os moradores e seus visitantes.

A fachada é composta por linhas retas, que conferem um desenho contemporâneo e clean. Vários elementos interessantes estão presentes, como a madeira aliada à textura, em perfeita sintonia de tons, além do pergolado metálico. A volumetria externa é dividida visualmente em dois blocos horizontais, diferenciados pelas cores, materiais e uma pequena desigualdade entre suas dimensões. “A cor escura do bloco superior tem a intenção de conceber mais peso visual, desfazendo a ideia de bloco único e monótono, cumprindo o papel de levar pureza aos volumes da fachada e ao conjunto em geral”, diz a profissional. O sobrado – localizado no condomínio Jardim do Golfe, em São José dos Campos (SP) – tem área construída de 370 m² e pé-direito que vai dos 3 aos 5,5 m.

O pergolado metálico delimita uma área de jardim, que aproxima o paisagismo à área interna da casa. Esse cantinho especial também acolhe um delicioso balanço, para a devida descontração. As esquadrias ocupam
o pé-direito duplo da sala, para atender ao desejo dos proprietários por muita luz natural.

Um revestimento 3D recobre toda a parede da TV da sala de estar. A ideia
de Juliana foi a de adotar uma textura com muita personalidade. A escada
foi inserida de forma escultórica, envelopada por mármore. O pé-direito alcança 5,5 m.
Na transição entre estar, área gourmet e cozinha foi implantada a sala de jantar. Ela foi estrategicamente posicionada para facilitar o trânsito na ala social. Ao fundo, a porta de correr de tom cinza separa ou integra a cozinha. Um móvel que faz de apoio/buffet, e incorpora bar e adega, dá suporte aos almoços e jantares. Uma cristaleira suspensa, no canto, arremata o ambiente.
Uma ilha de apoio, com gavetas para guardar apetrechos de cozinha, foi incrementada com bancada madeirada, em formado de L, para refeições rápidas. A área de trabalho ganhou um interessante revestimento, com desenhos que formam um suave patchwork.
Toda a área social está devidamente integrada – inclusive a piscina.
A varanda gourmet dá diretamente para a refrescante área da piscina (veja acima). Ela conta com uma indispensável churrasqueira e mesa com tampo de cristal que vai até a bancada. O piso ganhou revestimento com formato sextavado.
Juliana Soubhia

Deixe um comentário