#Club&Casa Home – Apartamento novo, em Curitiba (PR), é marcado pelo encanto e aconchego da madeira

Material natural chama a atenção no forro, paredes e móveis.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Guilherme Rocha de Oliveira/Divulgação

Feito para maratonar filmes, o home theater, ao fundo, tem possibilidade de integração por meio das portas em marcenaria (na foto ao lado, aparecem fechadas). A ideia era permitir que, ao receber seus convidados, a família pudesse colocar um show ou uma música para desfrute também no restante da casa.

A trabalhada marcenaria que percorre o forro deste apartamento garden, mais do que simplesmente bela, é também funcional, já que tem desempenho acústico. O imóvel, com 281 m² divididos em dois pavimentos, localizado no bairro Cabral, em Curitiba (PR), ainda é ressaltado pelos painéis madeirados que abraçam diversos ambientes, em minucioso trabalho assinado pelas arquitetas e urbanistas Erika Hansel e Nicolle Degasperi Baú, do escritório Bauha Arquitetura.

Os proprietários – um casal com dois filhos jovens – tinham urgência em mudar para o novo lar e demandavam espaços para receber amigos e familiares. Para isso, o estar foi pensado para acolher os visitantes, com layout simples e versátil, integrado à convidativa adega, ao escritório e, inclusive, ao home theater. Este último é o ambiente preferido da família, composta por amantes da sétima arte, beneficiado por sofá elétrico automatizado, persianas que vedam 100% da luminosidade e sistema de som digno de cinema. No geral, a paleta cromática foi balizada principalmente pelo fundo neutro, para ressaltar os tons naturais da madeira.

A cozinha, por sua vez, está aberta para a área externa e para o jantar. “Fizemos um setor somente para ela. A fim de aproveitar o pé-direito duplo, criamos uma volumetria para acomodar toda a infraestrutura necessária para os eletrodomésticos e exaustão – e integramos o ambiente com a casa inteira”, pontuam as profissionais.

Na volumetria retilínea, o toque biofílico é mais que bem-vindo.
Pendentes de vidro (também utilizados na cozinha), em diferentes alturas, levam leveza translúcida à sala de jantar, que conta com mesa de madeira, cadeiras ergonômicas estofadas e cativante vista para o jardim.
A suíte máster foi brindada com lâmina de pau ferro, um pedido dos clientes para tornar o quarto mais sóbrio e diferente do restante da casa. A cama e cabeceira, revestidas em couro, adentram na atmosfera do uso de materiais naturais.
No closet foi feita uma expansão para conquistar mais espaço de armazenamento.
Uma piscina suspensa, com borda infinita e deck, foi implantada pelo Bauha Arquitetura. “Ela permite que o som da água seja parte da experiência outside – e conta também com iluminação e um spa totalmente automatizados para relaxamento”, dizem as arquitetas.
Erika Hansel e Nicolle Degasperi Baú, do escritório Bauha Arquitetura.

Deixe um comentário