#Club&Casa Home – Com aroma de café: estabelecimento luminoso e acolhedor foi delineado para curtir a bebida que é a cara do Brasil

Madeira, tijolinho pintado de branco, linho, fibras naturais e peças de cerâmica dão um certo ar de casa ao espaço localizado em Guaratinguetá (SP).

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Ronaldo Rizzutti/Divulgação

O balcão com canto arredondado foi envolto por ripas de madeira e iluminado, de forma indireta, em sua parte inferior. Suas bancadas, assim como a da área de trabalho, foram embelezadas por quartzo branco. As mesinhas, com sofá fixo e cadeiras soltas, foram emolduradas por jardins verticais executados pela própria cliente.

Implantar um café muito charmoso era o objetivo da cliente, que almejava um estabelecimento clean, claro, com materiais naturais, que desse acolhimento para quem chegasse para tomar a aromática bebida, um dos símbolos do Brasil. Para isso, a arquiteta, urbanista e designer de interiores Milena Aguiar arregaçou as mangas para reformar o espaço locado (onde antes havia um pet shop), localizado na Vila Paraíba, em Guaratinguetá (SP), com 92 m² de área total e 66 m² construídos, e pé-direito de 2,70 m.

Foram empregados materiais como madeira, tijolinho pintado de branco, linho, fibra natural e peças de cerâmica “para dar esse ar de casa, de sítio”, assinala a profissional. O ambiente é totalmente prático, com revestimentos de paleta suave e de fácil manutenção, para facilitar no dia a dia. Uma notável pitada de tom verde-água salta ao olhar, embora a ideia fosse usar branco, off white e tons mais claros e neutros para criar uma atmosfera bem hospitaleira. O contraste vem por meio do forro vinílico, com aspecto de madeira, para sair do gesso convencional.

O estabelecimento é acessado por uma rampa, que começa logo na calçada, para facilitar a entrada de cadeirantes ou carrinhos de bebê. Ela foi executada em cimento queimado, com charmosos detalhes em ladrilho hidráulico.

Um armário com portas de tela aramada e fundo madeirado iluminado expõe cafeteiras, bules, garrafas térmicas e apetrechos para a aromática bebida, assim como para chá. Ele foi lindamente emoldurado, e ressaltado, por revestimento cerâmico. Ao seu lado, segue o descolado mobiliário, feito sob medida,
desenhado e detalhado pelo escritório de Milena.
Na foto acima, trio de banquetas verdinhas convida para tomar café no charmoso canto.
Na fachada, “quisemos dar um clima de bistrô, de café francês. Propusemos um toldo listrado, em preto e branco, identidade visual e porta mais trabalhada, em tom de verde-água, que conversa com o que foi feito no interior”, lista Milena. Tijolinhos brancos e luminárias de linhas retrô complementam com toque vintage.
Milena Aguiar

Deixe um comentário