#Club&Casa Home – Marcenaria caprichada, com direito a painel ripado com porta camuflada, é um dos destaques do apartamento.

O novo projeto luminotécnico também salta à vista na remodelação da ala social desta morada.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Henrique Ribeiro/Divulgação

Os ambientes integrados ganharam, em algumas superfícies, papel de parede que imita a textura do linho. Destaque para a escultura de parede e as de apoio, que enriquecem e dão personalidade ao conjunto.

A reforma deste living de 41,5 m² tinha como objetivo originar um ambiente mais sofisticado e aconchegante, além de isolar a ala dos quartos. Neste último caso, o arquiteto Henrique Mariani, contratado pelos proprietários – um casal com filhos –, optou por um painel ripado amadeirado, com porta camuflada, bem ao lado da área do televisor. O reaproveitamento do piso, do espelho e do antigo painel de demolição da TV também eram pedidos dos moradores do apartamento localizado no bairro Campestre, em Santo André (SP). O trabalho englobou sala de estar, jantar, TV e bar integrados.

Um trio de sofás, de padrões distintos, conversa entre si, oferecendo bastante espaço para sentar. Um deles é de nuance escura, opção que se desdobrou na adoção dos itens de tonalidade preta que despontam na decoração, como esculturas, vasos e até um móvel de apoio. Entretanto, para evitar o predomínio do matiz, o profissional buscou agregar outros, como o verde, por meio das almofadas, de alguns adereços e da própria vegetação dos vasos. De forma geral, entretanto, as cores do ambiente são neutras, com predomínio do bege e do cinza, para que tudo seja suave e também acolhedor. Igualmente chama a atenção o citado painel de demolição, que acabou realocado da área da TV para a extremidade do estar – e que foi acertadamente destacado com iluminação.

Um painel com uma coleção de rolhas forma o fundo iluminado do móvel que abriga a adega climatizada e
o frigobar de apoio. Toda a marcenaria é da Romanzza Santo André.
O cantinho também soma suporte para garrafas, gaveteiro, armários superiores e cristaleira lateral, em vidro Reflecta, igualmente iluminada. No nicho central, uma bandeja com taças e garrafas deixa tudo ao alcance das mãos.
O projeto luminotécnico foi refeito para possibilitar um resultado mais confortável. Os spots de embutir foram implantados em pontos-chave, inclusive para destacar os móveis e o cortineiro. Fitas de LED ressaltam os painéis e contornam parte da sanca, nas áreas do estar e jantar. Nesta última, o lustre central sobre a mesa foi mantido. Toda a iluminação do living é automatizada, com cenários programados para ligar conforme as demandas.
Henrique Mariani Arquitetura e Interiores

Deixe um comentário