#Conteúdo e Visibilidade – Como criar um lar aconchegante e sofisticado

Por Diana Bueno

Fotografia: Sidney Doll

A arquiteta Alessandra Braggion, formada pela FAAP e com especialização em decoração de interiores pela Associação Brasileira de Arquitetura, está há 17 anos transformando ambientes. Recentemente, ela concluiu a reforma de uma residência que se destacou pela criação de um lar acolhedor e sofisticado para uma jovem família.

Alessandra Braggion

O começo de tudo

O casal conheceu o trabalho de Alessandra em uma mostra na loja Quartos e Etc., e se encantou com seu projeto. Mais tarde, ao receber outra indicação, eles decidiram entrar em contato para discutir a reforma de sua casa.

Conhecendo os clientes

Os proprietários são um casal jovem com dois filhos, um menino de 9 anos e uma menina de 7. Desde o início, eles queriam um espaço que fosse leve e sofisticado, ideal para receber amigos e família. Além disso, queriam resolver problemas como o excesso de vidros na fachada, que causava aquecimento no hall de entrada, e a integração conflituosa entre a piscina e o espaço gourmet.

Soluções criativas

Para atender às necessidades do casal, Alessandra criou uma identidade única para a casa. A fachada foi revitalizada com um pórtico de alumínio que imita madeira, reduzindo o calor. Na integração do espaço gourmet com a piscina, foi instalado um ralo discreto e uma diferenciação de piso, mantendo a harmonia dos espaços.

Transformação completa

A reforma incluiu um novo layout e novos móveis. A tecnologia foi um destaque, com sistemas de áudio, vídeo, iluminação e automação. O paisagismo, desenvolvido pelo Studio Magaldi Paisagismo, focou em tons verdes para complementar o design interior.

Destaques da Reforma

• Hall de Entrada: Reformulado com um pórtico de alumínio e placas para pintura, criando um ambiente acolhedor e reduzindo o calor
  • Escritório: Ampliado para maior privacidade
  • Cozinha: Estrutura otimizada com novas funcionalidades e uma estética unificada.
  • Climatização: Instalação de ar-condicionado VRF em toda a casa
  • Automação e Paisagismo: Sistema de automação e paisagismo integrado com irrigação

Detalhes técnicos

Toda a iluminação foi reformulada, com novos quadros de energia para automação e circuitos independentes. Na área gourmet, a hidráulica foi reposicionada para o novo balcão em granito preto São Gabriel, com troca de toda a linha de metais.

Inspiração e concepção

O objetivo foi transformar a casa em um lar, criando ambientes aconchegantes e funcionais. Alessandra, que sempre esteve imersa no mundo das artes por influência de sua família, encontrou sua vocação na arquitetura. Após sua formação na FAAP e anos de experiência em escritórios de arquitetura, fundou seu próprio escritório em 2006, focando em projetos residenciais e comerciais com um estilo contemporâneo.

Iluminação bem pensada

A iluminação foi projetada para destacar ambientes e objetos de forma discreta e confortável. Spots, perfis de LED, fitas de LED e iluminação decorativa foram usados para criar uma atmosfera acolhedora e sofisticada.

Itens de destaque

Os novos equipamentos de áudio, vídeo e automação merecem destaque, refletindo o interesse do cliente por tecnologia e qualidade.

Paisagismo

O projeto paisagístico, realizado pelo Studio Magaldi Paisagismo, focou em plantas que mantivessem um tom verde, harmonizando com o design interior. Foram utilizadas espécies como Grama Esmeralda, Murta-de-cheiro, Lágrima-de-Cristo, entre outras.

Ambientes transformados

Cada ambiente foi cuidadosamente planejado para refletir o estilo e as necessidades dos proprietários, desde a reforma da fachada até os detalhes do interior, como o hall de entrada, living, sala de jantar, cozinha, home theater e os quartos das crianças.

A transformação realizada por Alessandra Braggion resultou em um lar que combina sofisticação, conforto e funcionalidade, atendendo plenamente às expectativas dos clientes.

Contato:

Responsável pelo projeto:

• Nome: Alessandra Braggion
  • Nome do Projeto: Residência Alphaville
  • Localização do Projeto: Alphaville, SP
  • Ano do Projeto: 2023
  • Metragem Completa do Imóvel: 600m²

Fornecedores Club&Casa Design:

• Iluminação – Spots e Leds: DecorLight
  • Revestimentos: Barotti Design Acabamentos, Portobello Shop Pinheiros
  • Automação Residencial, Áudio e Som: Custom Home Theater
  • Piso Vinílico: ColorMix Store