#Conteúdo e Visibilidade – Apartamento modernista foi renovado para oferecer mais espaço e bem-estar

Por Giuliana Capello

Fotos: Boscardin Corsi

Reforma completa conduzida pelo escritório Boscardin Corsi Arquitetura, de Curitiba, criou soluções para proporcionar aos moradores a sensação deliciosa de morar em uma casa

Logo que iniciaram o projeto do Apartamento DM, os arquitetos Edgard Corsi e Ana Boscardin se encantaram com o desejo dos clientes: em nome do bem-estar, o casal com duas filhas queria ter mais espaços vazios no lar e a sensação de morar em uma casa. “Achamos isso muito interessante, sempre falamos sobre a importância de ter esses espaços de respiro”, diz Edgard, que comanda, ao lado da sócia Ana, o Boscardin Corsi Arquitetura, que há dez anos une criatividade e minimalismo como marca do estúdio.

Detalhe da sala de estar, com balanço para ampliar a sensação de quintal de casa, e escritório que, depois do trabalho, pode ficar camuflado graças à marcenaria inteligente

Em Curitiba, a dupla realizou uma reforma completa no imóvel de 300 m², situado no Edifício Monte Carlo, um dos mais conhecidos prédios modernistas de Curitiba. “Derrubamos algumas paredes para contemplar nossos clientes, que queriam aproveitar esses espaços vazios para setorizar o uso íntimo e o social da casa, que sempre recebe muitas amigas das filhas”, conta o arquiteto.

Na sala de estar, o destaque é o sofá inteiramente modular, tanto no encosto, quanto no assento e braço, o que permite diversas configurações para se adaptar à necessidade de cada ocasião. As janelas grandes com floreiras, a conexão do interno e externo e a lareira reforçam ainda mais a sensação de morar em uma casa. Para conferir um ar de quintal ao ponto de encontro da família e dos amigos, os arquitetos incorporaram uma rede e até um balanço na sala.

A cozinha e o detalhe da rede para descanso

Outro pedido dos moradores foi a criação de uma despensa grande, para armazenar não somente alimentos, mas também louça e eletrodomésticos. “Fizemos com uma porta de vidro e de maneira que dá para entrar nela”, explica Edgard.

No mobiliário há ainda duas peças especiais, assinadas por designers nacionais consagrados: a poltrona Cuca, de Zanine Caldas, que oferece esse conforto e aconchego com jeito de casa, e a cadeira Girafa, de Lina Bo Bardi, que funciona como um elemento escultórico, uma obra de arte dentro do projeto.

Fornecedores

Poltrona Cuca, de Zanine Caldas

Cadeira Girafa, de Lina Bo Bardi

Contato: Boscardin Corsi Arquitetura

Rua Emiliano Perneta, 822, sala 608, Curitiba, PR, 80420-080

Telefone: (41) 99689-7949

@boscardincorsi