#Conteúdo e Visibilidade: Claudia Souzza enaltece tons neutros, madeira e iluminação indireta em renovação de apartamento

Por Giuliana Capello
Fotos: Sidney Doll

Na sala de estar, integrada à área gourmet, a base neutra da paleta é combinada com pontos em tons de azul presentes no tapete, no vaso sobre o rack, almofadas e quadro

Decoração em estilo contemporâneo, espaços organizados e bem definidos e paleta em tons neutros com alguns pontos de cor compõem o projeto de reforma deste apartamento de propriedade de um casal sem filhos. Situado no bairro de Santa Maria, em São Caetano do Sul, SP, o imóvel novo, de 98 m², foi renovado para imprimir mais a personalidade dos moradores.

Para comandar a tarefa, sem mudanças estruturais, os proprietários escalaram a arquiteta e urbanista Claudia Souzza, bastante atuante na região do ABC Paulista.

“A intenção era adotar o conceito clean de projeto, com cores neutras, especialmente tons de cinza, branco e madeira em todo o apartamento”, comenta Claudia.

A integração da cozinha com a área gourmet proporciona um ambiente amplo e convidativo. A iluminação focada e os elementos decorativos em madeira completam a atmosfera sofisticada

Cozinha com marcenaria em estilo provençal em tom acinzentado, cooktop e bancada em madeira natural para refeições rápidas

A exceção foi a área gourmet, projetada em tom mais forte, a pedido do marido, que traz uma mistura de marcenaria e bancada em preto, com detalhes em madeira e o tom terroso dos tijolos aparentes da churrasqueira.

No quarto do casal, cores mais claras e aconchegantes permitem uma sensação de acolhimento e conforto. Sobre a mesa de cabeceira, com tampo em vidro, o pendente em forma de gota Jazz da Usina (em tom dourado fosco) soma leveza ao ambiente. O canto da penteadeira ganha delicadeza com o pendente à esquerda e a banqueta em tom terroso.

O projeto luminotécnico é discreto, sem excessos, com dicroicas em pontos estratégicos em todos os ambientes e destaque para a iluminação embutida distribuída em dois níveis na sala, completada por pendentes escolhidos a dedo: na sala de jantar, o dourado Jabuticaba, da Old Artisan, e, no banheiro, o pendente Tubolare, da Itamonte, na cor preta e no formato slim, quase imperceptível no ambiente.

Outro ponto alto do projeto é a cozinha, com marcenaria em estilo provençal em tom acinzentado, cooktop e bancada em madeira natural para refeições rápidas.

“A maior dificuldade do projeto foi não baixar tanto o pé-direito em função do ar condicionado de teto, a fim de executar os dois níveis entre sala de jantar e estar”, conta a arquiteta.

Claudia Souzza

Serviço
Claudia Souzza Arquitetura
Nome do projeto: Alpha
Metragem: 98 m²
Telefone: (11) 97595-1988
Email: arq.claudiasouza@gmail.com
Instagram: @arquitetaclaudiasouzza

About The Author