#Club&Casa Home – Referências europeias marcam décor de apê em Santos

Persiana escultórica e materiais requintados como mármore e latão marcam reforma da moradia de 240 m².

Texto: Angela Villarrubia Fotos: André Monteiro/Divulgação

Um jovem casal demandava uma estética refinada para a reforma de seu apartamento. Daniela Paes, do escritório Arquitetos PHD, inspirada por uma viagem de trabalho em Milão, uniu as referências adquiridas à aspiração dos proprietários. No living, a janela lateral em arco, tradicional nos edifícios mais antigos, fica muito próxima ao prédio vizinho, o que tirava a privacidade do imóvel. A solução foi adotar a persiana Parametre (HunterDouglas), que funcionou como um brise, com a estética do elemento vazado, mas de pequena escala. Assim, alcançou-se luminosidade e ventilação naturais sem perder a privacidade, ao mesmo tempo que conquistou a camuflagem da esquadria em arco.

Home theater, estar, wine-talking e jantar integram o living. Apesar dos espaços estarem bem demarcados pela configuração e distribuição do mobiliário, um ambiente se conecta perfeitamente ao outro, criando continuidade e versatilidade de ocupação.


O painel da TV, com detalhes em latão,camufl a uma porta para o hall íntimo. O rack (desenho do escritório) é executado com um bloco de mármore Calacatta, mesmo material da mesa lateral, e tem um único friso.

O sofá desenhado pelo escritório (execução D’casa) é ergonômico e confortável para quem quer usufruir da área de TV, enquanto do lado oposto, no estar, permite a correta postura para quem quer simplesmente bater papo. Ele não bloqueia o campo visual do ambiente, que ainda tem sua amplitude duplicada pelo espelho que cobre a parede da direita.

Duas poltronas de espaldar alto, em veludo verde água, são pontos de cor dentro da paleta nude. A composição de mesas de centro é feita com diversas alturas e texturas. As menores podem ser deslocadas para o wine-talking ou mesmo para a sala de jantar, e também servem de apoio para servir petiscos em uma recepção informal.

A sala de jantar, perfeitamente integrada ao estar e home theater, bem à mão para o conforto do casal e suas visitas.

O piso foi revestido com porcelanato com acabamento acetinado, na tonalidade off-white, e ganhou diversos tapetes (Elaine Natali) para aquecê-lo, como o modelo felpudo na área de estar. As paredes foram cobertas com diferentes texturas, e ainda que ofereçam riqueza nos detalhes, o conjunto cria a sensação de minimalismo.


A ilha central da cozinha, além e apoiar o preparo dos alimentos, faz também de mesa, com suas banquetas em veludo de espaldar baixo. A marcenaria tem acabamento em madeira carvalho mel, o mesmo do banheiro, e muitos nichos abertos para exibir os objetos decorativos.

“Tudo aqui nasceu para atender essa versatilidade [do casal], resultando no que chamamos de arquitetura inteligente. Inteligente é atender diversas demandas em um mesmo espaço”, assinala a Daniela Paes.

Como o casal não tem a necessidade de montar os outros dormitórios neste momento, a ideia é que seu único quarto fosse realmente especial. Nele, o olhar é diretamente atraído para a cabeceira em veludo, com frisos em alumínio bronze. A base neutra confere suavidade e sofisticação.

Banheira, pia esculpida e dois chuveiros no box compõem a base da sala de banho de área compacta, mas muito bem aproveitada. O revestimento 3D em uma das paredes parece ter o dobro de extensão graças à colocação estratégica do espelho.

MAIS IMAGENS:

ARQUITETOS PHD

(11) 2124-3324 / (13) 3227-9133

@arquitetosphd

Deixe um comentário