#Aqui tem design – Cadeira, mesinha ou banquinho? O trabalho multifacetado de Pedro Ávila; confira na coluna de Beto Cocenza
Por Beto Cocenza*
Fotos: Cris Vidal (retrato) e Dora de Barros/Divulgação.
Com espírito criativo afiado, Pedro Ávila é um dos jovens personagens da cena designy brasileira a quem devemos ficar atentos. Alma de artista, imprime estética escultural e praticidade bruta a suas peças. Tem desenvolvido coleções nas quais explora blocos de madeiras diversas, pedras, resinas, alumínio e outros materiais, mantendo um diálogo incrível entre os mesmos. Não é raro pensarmos em Amilcar de Castro, Paulo Mendes da Rocha e Rubem Valentim quando contemplamos seu trabalho.
A geometria e formas orgânicas são empregadas com grande dramaticidade. Resinas e metais derretidos penetram nos veios das madeiras e, por mais diferentes que sejam em suas composições e origens, os resultados são sempre harmônicos. As impactantes criações são verdadeiras esculturas, obras de arte das mais belas. Madeiras maciças, pesadas e com história, ganham nova vida em três formatos que não só agradam a alma como também são práticas e versáteis na maneira como podemos utilizá-las: cadeiras, mesinhas e totens podem assumir funções diferentes em um mesmo dia.
Eu compraria uma peça para usá-la como mesinha de canto e apoiar meu café da manhã; seria uma escultura na hora do almoço; e estaria em meu quarto como mesa de cabeceira, à noite. Design mutante e itinerante.
@avilapreto
*Idealizador do BOOMSPDESIGN, patrocinado pelo Club&Casa Design