#Club&Casa Home – Instagram, TikTok e YouTube são janelas que iluminam o trabalho do designer luminotécnico Waldir Júnior

Por meio das mídias sociais, ele se aproxima, com desenvoltura, de uma audiência
desejosa em conhecer as soluções do setor.

Texto: Angela Villarribia
Fotos: Studio Carpintaria/Divulgação

Waldir Junior em meio às luminárias Capim, para áreas externas, que levam um certo toque mágico ao paisagismo. Elas têm um micro LED de 1w em sua ponta. Para a Bella Italia.

Ele é jovem e, com apenas 30 anos, já tem seu próprio escritório (agora, com nova sede), fábrica recém-inaugurada, curso de iluminação online e uma rede de seguidores com números suculentos, especialmente para um mercado nichado: 228 mil no Instagram, 152 mil no TikTok e 57 mil no YouTube. Trata-se do designer luminotécnico Waldir Junior, que, de forma simples e objetiva, destrincha pontos do setor, tendo como público-alvo profissionais de arquitetura, decoração e engenharia – embora conte com aficionados de outras áreas, interessados em elucidar seus questionamentos em relação à iluminação de suas próprias casas ou empresas. De forma descolada, ele compartilha o dia a dia de seu trabalho e ensina o que aprendeu desde pequeno (sim, isso mesmo).

“São novas maneiras de criar conteúdo, que refletem um desejo do consumidor”, explica Waldir, nascido em São José do Rio Pardo (SP). Ele é filho de comerciantes, donos de supermercado, que quebraram com o Plano Collor e resolveram mudar para Balneário Camboriú (SC). Lá, abriram uma loja de iluminação, a exemplo de uma tia que, segundo o designer, teve um dos primeiros estabelecimentos do gênero na igualmente litorânea cidade de Santos (SP). Ainda criança, não apenas estava sempre ao lado do balcão, como ia às feiras do setor e brincava de montar peças. Adolescente, passou a fazer instalações e, logo, começou a desenhar luminárias.

Em 2015, com a aposentadoria dos progenitores, pegou as rédeas do negócio, ampliou o número de funcionários, que passou de 17 para 100, e triplicou seu faturamento. Lá, fazia palestras e criava peças a pedido dos clientes. O caldo de cultivo estava formado, embora nesta vida nem tudo são flores: com a queda do setor de construção, pensou em desistir. Sua vida mudou ao assistir um vídeo do multifacetado Whindersson Nunes. “Ele ensinava a ser youtuber – e tive um insight”, revela Waldir.

“Este é um nicho com poucos profissionais e eu estava disposto a ensinar”, revela ele, que veio a criar o chamado Curso de Luz, que já soma 20 mil inscritos. Assim, esbaldou a audiência com seus conhecimentos, mas percebeu que era cobrado por não ter formação acadêmica. A partir disso, cursou design de interiores na Uniavan (na qual atualmente faz arquitetura) e realizou uma extensão em lighting design, em Londres, no Instituto Marangoni. Empolgado com a atual fase da vida, celebra o começo das operações da fábrica própria (a Luminárias WJ, em Blumenau), o que lhe traz liberdade criativa e empresarial. “Queria cuidar das embalagens, da comunicação. Sempre gostei de marketing. Cuido da política de vendas com todo o zelo. Gosto muito mais de conceber marcas e coisas do que de desenhar produtos”, analisa.

Sua presença nas redes sociais é seu grande trunfo. Ele começou em 2018 e diz nunca haver postado nada anteriormente. “Vou para o YouTube e peço para as pessoas a sua ajuda [a comprarem determinado produto, por exemplo], para crescer e continuar realizando vídeos. Essa troca é o que fez minha carreira ser meteórica. Mostro as minhas fragilidades, o que dá errado e o que dá certo. Isso humaniza meu trabalho. Meu principal forte é conversar com a minha audiência e entender o que quer. Vou atender às demandas dos meus seguidores. Tudo o que sou devo a eles”, finaliza o profissional.

Da coleção Metropolis, o pendente Downtown contempla o
desenho do skyline de uma cidade. “Foi a primeira peça que desenhei
após a minha fase de lojista. Com ela, entrei no mercado de alto luxo,
que adora cristais e pedras naturais do Brasil, mas que antes não
eram introduzidas no nicho de iluminação”. Para a Aver Design.
Os pendentes Organics são um divisor de águas na vida de Waldir. “Foram desenhados para a escadaria de um projeto, e ficaram tão lindos que decidi colocá-los em linha”, diz o designer, ao ressaltar que os elementos são componíveis. “Uma das características do meu trabalho é dar a possibilidade de os profissionais personalizarem as peças. Eu as faço para que possam brincar com meu design e criar junto comigo. São feitas a quatro mãos. Sempre!”. Para a Usina Design.
As árvores que se estendem por todo o Sul do Brasil serviram de
inspiração para a luminária Araucária. Com diâmetro de 155 cm, é leve, apesar de seu tamanho avantajado. Para a Bella Italia.
A Arcool de parede é uma peça modernista, desenvolvida
dentro da mesma família do modelo de teto, mas que também pode
ser usada no piso (veja a foto de capa desta revista). “Eu a fiz para
um projeto que estávamos iluminando e hoje também é uma
luminária-chave”, lembra Waldir. Para a Bella Italia.
O nome Bailarina vem da sutileza e leveza das grandes hastes que
dissipam a luz, leves e fininhas. Com quase 2 m, encaixam-se perfeitamente
em grandes vãos e têm a graça de um movimento de balé. Para a Bella Italia.
A Petra é uma arandela pensada para projetos contemporâneos, com luz indireta, “extremamente aconchegante”, diz Waldir Junior. Para a Bella Italia
O pendente Suspenso WJ hoje é uma das peças mais vendidas do designer, com seu design minimalista e assimétrico. “Quando o criei, pensei em usá-lo sobre uma grande mesa, descentralizado, e foi o que aconteceu: hoje está em projetos, do País inteiro, desta maneira”. Executado em alumínio, para a Bella Italia.
Peça preferida de Waldir, o pendente Vértice “proporciona uma luz de silhueta inconfundível, finalizado com nossa canopla de camadas”. Confeccionado em acrílico lixado e alumínio, com LED 20w, não dimerizável. Disponível em 11 cores mate e 4 polidas. Luminárias WJ.
A arandela Grão combina cristal com formato amendoado (quatro opções de cor) e base de alumínio
(paleta com 11 possibilidades mate e quatro polidas), o que a torna robusta e permite diferentes aplicações. LED 2w, não dimerizável. Feita artesanalmente. Luminárias WJ.
Um disco de alumínio é recoberto por pintura rústica, em tom creme mate. Assim é a arandela Umbra, com LED 1,5w, não dimerizável. Luminárias WJ.
A arandela Vela é um fascinante difusor em cristal espesso que se funde com a base, “possibilitando infinitas composições”. Na foto, em cristal grafite e metal com acabamento chocolate. Tem LED 1,5w, não dimerizável. Luminárias WJ.
Com formato circular, o pendente Fenda tem traçado contemporâneo e luz em seu contorno. Disponível em dois diâmetros, 25 e 40 cm, com LEDs de 8w e 16w, respectivamente, não dimerizáveis. Bivolt 3000K. Disponível em 11 cores mate. Luminárias WJ.
O robusto pendente contemporâneo, batizado como Amorfo, é feito em cristal (o que pode propiciar a beleza das pequenas diferenças dos produtos artesanais) e alumínio. Com LED 1,5w, não dimerizável. Luminárias WJ.

About The Author

Deixe um comentário