Semana Criativa de Tiradentes – Uai, sô!

onheça a origem de algumas das saborosas expressões mineiras.

Texto: Simone Quintas Fotos: divulgação

O legado das cidades históricas mineiras é muito maior do que o belo conjunto arquitetônico com seu casario colonial, os ornamentos barroco e rococó. Vai além, ainda, da famosa gastronomia e daquele jeitinho acolhedor que sempre tem lugar pra mais um. Há uma herança bem curiosa e, em alguns casos, até divertida, que são as expressões de linguagem. Frases que usamos até hoje e que muitas vezes nem sabemos a origem. Pois saiba que muitas delas remontam do século 18!

O guia de turismo Fabrício Rodrigues criou um jeito diferente de se conhecer a história da cidade de Tiradentes. Organizou o passeio Becos de Tiradentes, onde o turista passa pelos principais pontos da localidade, utilizando-se apenas dos becos, únicos caminhos que eram permitidos aos escravos… Entre uma fala e outra, Fabrício relaciona um fato, um lugar ou até mesmo um elemento arquitetônico a uma expressão. E, acredite, elas são tantas que foram compiladas pelo guia no livro Rezalenda – palavras e expressões oriundas do período colonial.

E já que estamos falando de Minas Gerais, nada mais justo que buscar no Rezalenda a origem do “uai”, um verdadeiro patrimônio mineiro! No final do ciclo do ouro, muitas companhias inglesas adquiriram grandes áreas de exploração praticamente abandonadas para criação de ferrovias, indústrias têxteis etc. Reza a lenda que os mineiros tinham muita dificuldade em entender a língua inglesa; os ingleses, por sua vez, viviam indagando sobre o “porquê” de tantos problemas nas obras. Os mineiros passaram a associar o “why”, que significa porquê, em inglês, e tem o mesmo som do “uai”, a uma expressão de surpresa. E quer saber mais? O livro conta que o “sô” vem da palavra “sir”, senhor, em inglês. Daí a origem do uai, sô! Ou, por que, senhor?

Se vier a Tiradentes, visite as lojas, os artesãos, os restaurantes, converse com os locais mas não deixe de fazer um tour pela cidade. Certamente a sua viagem vai ser ainda mais rica e inesquecível. No YouTube da Semana Criativa de Tiradentes existe um vídeo com um tour virtual feito pelo guia Fabrício Rodrigues com o influenciador Alexandre Disaro, patrocinado pelo Club&Casa Design (https://youtu.be/zgtlDOaQMoc). Vale a pena assistir e conhecer um pouco mais da história e das estórias de Minas. Gerais.

SERVIÇO:

Becos de Tiradentes: @becosdetiradentes