#Club&Casa Home – CFO do Club&Casa Design, Lucas Almeida, fala sobre o Podcast Arquiteto Empreendedor

O projeto aborda os diferentes meios de se empreender no segmento e como eles se conectam e se complementam.

Texto: Giulia Esposito Fotos: Divulgação

Com seis episódios já no ar, via YouTube e Spotify, o podcast Arquiteto Empreendedor, criado pelo Club&Casa Design em setembro de 2021, reúne especialistas de peso, de diferentes segmentos, que trazem ideias e caminhos para se empreender no setor de arquitetura e design. O CFO do Club, Lucas Almeida, nos conta quais são os reais objetivos do podcast, o início de tudo e as projeções para 2022. Acompanhe a entrevista e assista aos episódios!

Club&Casa Home: Como foi idealizado o podcast Arquiteto Empreendedor?

Lucas Almeida: Em 2019, firmamos uma parceria com o Sebrae, que ministrava os cursos que comercializávamos. Quando veio a pandemia, realizamos o curso ‘Arquiteto Empreendedor’ online e, na primeira edição, reunimos 5 mil pessoas ao vivo no YouTube. Então, quisemos dar voz a especialistas que podiam contribuir com o setor.

CCH: Qual o objetivo?

LA: Ter melhor projeção, aprimorar e qualificar o setor de arquitetura, decoração, design de interiores e até engenharia civil. Entendemos que, quanto mais o profissional aprende e aperfeiçoa o seu negócio, mais contribui com a melhora do ecossistema da construção civil.

CCH: Vocês identificaram alguma lacuna na questão do empreendedorismo por parte dos arquitetos que contribuiu com a iniciativa?

LA: Sim. Acho que a grande mudança que vai acontecer no setor, daqui para os próximos anos, se resume à gestão. Durante a vida, o profissional precisa criar um emprego para si mesmo, até decidir montar o próprio escritório, onde começa fazendo tudo e, quando contrata um colaborador, continua a agir da mesma forma, como se aquilo fosse o emprego dele e não uma empresa. Isso, de acordo com as nossas pesquisas, mostra que 85% do mercado de arquitetura não se enxerga como gestor e mais de 93% não têm nem planejamento. Se perguntarmos para 100 escritórios qual é o problema, 99 responderão que é a falta de cliente, mas a maioria não faz nenhum trabalho de prospecção ativa.

CCH: Para este ano, o que podemos esperar?

LA: Estamos montando um estúdio próprio dentro do Club e a ideia é trazer mais convidados. Também lançaremos o livro “Arquiteto Empreendedor,” pela Editora Gente, e pretendemos trazer pessoas para discutirem sobre seu conteúdo. No livro, além de muito do que falamos no podcast, apresentamos a nossa metodologia e os sete processos de gestão que o escritório precisa ter e como eles se conectam.

PARA ASSISTIR AOS EPISÓDIOS DO PODCAST ARQUITETO EMPREENDEDOR, VIA YOUTUBE OU SPOTIFY, ACESSE:

https://youtube.com/c/ClubCasaChannel

OU

Deixe um comentário