Os deslocamentos populacionais estão na pauta da 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Realizada pelo IAB São Paulo, a Bienal acontece até o dia 17 de julho em dois endereços: o Sesc Avenida Paulista e o Centro Cultural São Paulo.

13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo | Foto: Divulgação

A 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo está on! E, neste ano, o tema escolhido entre as 11 propostas foi Travessias, que pauta toda a temática da mostra. Inspirado nas pesquisas da historiadora Maria Beatriz Nascimento, (1942-1995), o conceito foi escolhido pela equipe curatorial para colocar holofotes nos aspectos permanentes do passado colonial e das diásporas, além de observar o que se altera nos deslocamentos das populações pelo mundo.

O tema ganhou força com a pandemia, pois o período reforçou as desigualdades socioespaciais que já se estabeleciam no mundo todo, provocando várias manifestações de opressão, como racismo, sexismo, capacitacismo e a colonialidade. As dinâmicas urbanas, sociais e profissionais levantam as questões estruturais, que passam a pensar na arquitetura e no urbanismo como mecanismos de ressocialização e sustentabilidade, principalmente para os que vivem em ambientes periféricos.

A Bienal vai até o dia 17 de julho e, neste ano, conta com dois endereços físicos: o Sesc Avenida Paulista e o Centro Cultural São Paulo. A programação (confira AQUI) conta com oficinas, exposições de acesso livre, debates e muitos eventos online. Para os que exigem pré-inscrição, basta ficar de olho no link da bio na página oficial da Bienal no Instagram, @bienaldearquiteturasp.

Travessias – 13ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
Até 17 de julho de 2022
Entrada gratuita
Agendamento de visitas em grupo via e-mail: educativo@bienaldearquitetura.org.br
Programação CompletaCONFIRA AGENDA AQUI
Instagram @bienaldearquiteturasp

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 20h | Sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h

Sesc Avenida Paulista
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo – SP
Horário de funcionamento: Terça a sexta, 10h às 21h30 | Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30


Deixe um comentário