#Club&Casa Home – Ambientes são reposicionados para gerar mais conforto à residência familiar em São Paulo

Amplas áreas de convivência, peças de design e muito aconchego tornam a cobertura de 850 m² em um verdadeiro sonho de consumo.

Texto: Giulia Esposito Fotos: Yoshio Matuda (retrato) e João Paulo Oliveira/Divulgação

Na sala de estar, com a integração do terraço, o vão livre e a incidência de luz natural são valorizados e o layout contemporâneo exibe móveis majoritariamente de grandes dimensões, tonalidades neutras ton sur ton e linhas retas, com destaque para o Banco 102, de Jorge Zalszupin (à esquerda).

A missão da arquiteta e urbanista Eloise Pucci para a reforma desta grandiosa cobertura de 850 m², em Moema (São Paulo), era modernizá-la para melhor acomodar a família com cinco integrantes – pai, mãe e filhos. A condução da obra partiu da premissa de redistribuir os ambientes entre os dois pavimentos, sendo as quatro suítes, dos filhos e hóspedes, alocadas no andar inferior e com os acessos e dimensões modificados.

Neste mesmo piso, as salas foram integradas e a escada reposicionada. No antigo terraço do andar superior, foram concebidos vários novos ambientes: suíte máster, home theater, área gourmet com estar, lareira, churrasqueira e solário. Antes ao sul, a piscina foi alterada para a posição norte. Vale a ressalva de que, para viabilizar as modificações estruturais, sob a laje deste piso foram instalados reforços metálicos.

Na sala de estar, com a integração do terraço, o vão livre e a incidência de luz natural são valorizados e o layout contemporâneo exibe móveis majoritariamente de grandes dimensões, tonalidades neutras ton sur ton e linhas retas, com destaque para o Banco 102, de Jorge Zalszupin. Alguns elementos rompem com a linearidade plena, como as poltronas Paulistana, também de Zalszupin, e a Pollock Chair, de Holly Hunt. Ao fundo, o home office recebeu as icônicas cadeiras Oscar, de Sergio Rodrigues.

A área gourmet, anexa à churrasqueira, à piscina e ao solário, esbanja elegância sem perder o tom caloroso essencial para a proposta, e é composta por balcão e cobertura de madeira. Tapete, by Kamy. Colaboração: Daniele Fontes (arquiteta), Construtora: Altiossi Engenharia; Paisagismo: Fernando Camparoni Rola.

Em frente à sacada, a dupla Pollock Chair, de Holly Hunt.

A mesa de refeições com capacidade para 8 pessoas é acompanhada por uma importante peça de marcenaria (Blanco Design), que engloba o bufê de apoio aos jantares. O lustre, que era do acervo da família, surge como destaque clássico.

O deck rebaixado cria mais um ambiente de convivência. Ao fundo, a parede com jardim vertical emoldura a área externa com vista panorâmica.

A piscina possui efeito de espelho d’água, com borda infinita e transbordo. Ela é parcialmente cercada por jardim vertical e adornada pela escultura de mármore do artista Renato Brunello. À esquerda, na parte mais baixa, está a churrasqueira.

Na sala de jantar, uma imponente mesa acomoda 10 pessoas. Para contrastar o mood P&B, das cadeiras e luste, um jogo de quadros com paisagem de natureza, quebra a sobriedade.
Com acesso pelo closet (Ornare), a suíte máster transpira serenidade, com bancada de madeira, cabeceira estofada, de parede a parede, poltrona de couro e papel de parede com textura croco. Há, ainda, iluminação natural feita por claraboias e a sóbria obra de Lucila Wroblewski, disposta como se abrisse uma fresta de luz no ambiente.

Alegre e jovial, o quarto do primogênito é ambientado em tons de cinza, azul e vermelho. Uma peça única de marcenaria abriga a cama baixa e a mesa de estudos, enquanto um painel de madeira faz de cabeceira. Os quadrinhos lúdicos foram escolhidos pelo jovem dono do ambiente.

Cinza, azul e amarelo foram as cores eleitas para o dormitório do caçula da família, que também possui uma peça de marcenaria bifuncional, com bicama e gaveteiros laterais. Um vibrante adesivo com grafite lúdico dos Beatles finaliza o décor em grande estilo.
O banheiro da suíte do filho mais velho segue a mesma linha despojada do quarto, com revestimento geométrico na parede e bancada clara com cuba montada. Piso de porcelanato com efeito de cimento queimado da Portobello Shop Santo André.

A arquiteta Eloise Pucci


Deixe um comentário