#Club&Casa Home – Decorado inspira com ambientes fluidos e ampla área social

Studio Ornate é quem assina o projeto do apartamento decorado de 133 m² no bairro Jardim, em Santo André

Texto: Giulia Esposito

Fotos: Henrique Ribeiro (retrato) e Marco Villela/Divulgação

Na iluminação geral da área social, a escolha foi pelo perfil de LED embutido no forro de gesso, que proporciona uma estética clean e traz modernidade luminotécnica. Sobre a mesa de jantar, um pendente Átomo.

No bairro Jardim, em Santo André, o projeto do aparta­mento decorado foi planejado para atender a um casal com dois filhos e é sinônimo de contemporaneidade e ótimo aproveitamento da metragem de 133 m² e dos 2,45 m de pé-direito. Para começar, as arquitetas Juliana e Milena Jordão, do Studio Ornate, eliminaram as portas que separavam a sala da varanda e ni­velaram ambos os pisos – que foram revestidos por porcelanato com efeito marmorizado (Barotti Design) –, unificando os espaços. Com isso, a fluidez da ambientação foi garantida, bem como a interação familiar em toda a área social.

 A varanda em L ganhou, em uma das faces, uma generosa e cativante poltrona suspensa (Ateliê Petrópolis), com estofado de cor azul, que, agraciada por um repousante fundo de folhagens verdes, convida à contemplação, à leitura ou a um vaivém despretensioso. Na outra face, há um cantinho gourmet, com uma pe­quena adega, bancada com pia e churrasquei­ra, jardim vertical permanente e uma simpática mesinha bistrô. Esses últimos itens formam o combo ideal para tomar um drink e saborear alguns petiscos com a deliciosa sensação de se estar ao ar livre.

Clean e muito aconchegante, o living foi ambientado, em sua maioria, por peças de li­nhas retas e de cor cinza, como o espaçoso sofá, que se estende até a varanda, e o rack, bem em frente, que ampara a TV.

A cor neutra foi opção acertada para não chocar com o piso, que já tem informação, e também figura no pilar e nas vigas estruturais. De madeira, a dupla de mesinhas de centro “esquenta” o piso frio, as­sim como o ripado que emoldura o painel da TV, este em tom mais claro.

Já na sala de jantar, a madeira é predomi­nante e confecciona a estrutura das cadeiras de palhinha e a espessa base em cone da mesa de refeições, que tem tampo branco laqueado (tudo do Ateliê Petrópolis). Como este ambiente está posicionado entre as áreas de transição, a mesa redonda e de dimensões moderadas favo­rece a circulação.

 
 Com portas ripadas em MDF freijó puro e tampo de MDF cinza cobalto, o armário sob o jardim permanente possui três finalidades: acomodar a adega, servir como bufê para a sala de jantar e apoio à varanda gourmet.

 Área da churrasqueira.

O destaque da cozinha é o quase artístico revestimento cimentício Vento Concreto Cinza (30 x 30 cm), da Decortiles (à venda na Barotti Design), no frontão. A bancada é de quartzo branco, e os armários são de MDF freijó puro (inferiores) e cinza cobalto (superiores).

 
A criação de um nicho para acomodar a geladeira – que ocupou parte da área de serviço – liberou espaço para a inclusão de uma mesa de MDF, com capacidade para os integrantes da família. O quarteto de cadeiras Eames Eiffel completa a área.

Com a ideia de camuflar os armários no quarto de casal, a dupla escolheu tons bem discretos para a tinta da parede e a marcenaria, que contempla painéis ripados de MDF na cabeceira e na área destinada à TV. Em destaque está o quadro que suscita o amor.

O porcelanato com efeito marmorizado recobre o piso e toda a área do box no banheiro do menino. Na parede da pia, azulejos de tom azul bem clarinho (Barotti Design) suavizam o ambiente com um toque juvenil masculino.

Deixe um comentário