DW! Design Weekend movimenta mais de 300 eventos espalhados por nove distritos da capital paulista

A Semana de Design de São Paulo terá ações presenciais, digitais ou híbridas, em diversos formatos (exposições, instalações, palestras, tours, talks, seminários etc.), abertos ao público ou somente para convidados, para profissionais do setor ou consumidores finais.

Texto: Giulia Esposito

DW! Design Weekend – Semana de Design de São Paulo

Um dos cinco maiores festivais de design do mundo. Assim é a DW! Design Weekend – Semana de Design de São Paulo, que, em sua 11ª edição, ocorre em nove regiões da capital. “No ano passado, a DW! teve números recordes. Foram 10 distritos de design, 344 eventos cadastrados em nossa plataforma e 115 expositores diferentes.

Oito dias não foram suficientes. Fomos provavelmente a maior Design Week do mundo em 2021”, declara, com grande satisfação, o idealizador do festival, Lauro Andrade. Tudo isso apesar das restrições impostas pela pandemia do Covid-19.

Neste ano, a capital receberá 300 eventos distribuídos em mais uma centena de locais que integram os distritos de design e hubs locais, entre lojas, museus, instituições de ensino, shoppings, praças, galerias de arte, pavilhões de exposição e outros. Serão ações presenciais, digitais ou híbridas, em diversos formatos (exposições, instalações, palestras, tours, talks, seminários etc.), abertos ao público ou somente para convidados, para profissionais do setor ou consumidores finais. “Durante a pandemia, tivemos uma retração e foi preciso adaptar os eventos, mas este ano, sem dúvida, se caracteriza pela volta das atividades presenciais nesses diversos polos. Fora isso, o feriado de 7 de setembro é proposital, para que haja a participação do consumidor final”, celebra Lauro. A programação oficial está disponível no site oficial da DW!

Polo de destaque, o BOOMSPDESIGN, patrocinado pelo Club&Casa Design e realizado na Bienal do Ibirapuera, é um bom exemplo de disseminação de conhecimento e ponto de networking. Nele haverá um espaço totalmente dedicado ao Club&Casa Autoral, uma ação com 26 escritórios de arquitetura e design de interiores que criaram peças sob o tema “Mesa Posta”.

O idealizador do festival assegura que a ampliação de alcance do evento revela a força do mercado de design nacional. “O Club&Casa Design, com sua equipe super profissional e engajada, tem feito uma ação muito importante na disseminação da marca DW! e da experiência do festival nessas cidades. Além disso, neste ano, recebeu a chancela de apoiador oficial da DW! Semana de Design de São Paulo”, adiciona.

Inspirado pela efervescência da Milano Design Week e do London Design Festival, em 2012 o empresário Lauro Andrade inaugurou a DW!, seguro da grandíssima potência criativa que é o Brasil. “O riquíssimo caldeirão étnico e cultural brasileiro, gerador de criativos geniais de norte a sul do País, quando integrado à ultra resiliente força empreendedora nacional e ao uso sustentável dos recursos naturais e biodiversidade, pode mostrar ao mundo um Brasil inovador e diferenciado, criador de soluções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e da sociedade”, assinala.

Há 11 anos, a DW! vem cumprindo o propósito de mostrar o quanto o design, em suas múltiplas formas e abordagens, é essencial no cotidiano da sociedade. Afinal, como se sabe, o design está em todo lugar!

DW! Tour e DW! Talks

Desde o ano passado o Club&Casa Design vem realizando o DW! Tour, cujo evento âncora é o DW! Talks. Trata-se do movimento de expansão da DW! Semana de Design de São Paulo, que possibila que este universo de informação e relacionamento chegue a outras localidades do território brasileiro. Ele já passou por Sorocaba, Alphaville e Goiás; em outubro, será a vez do Grande ABC e, em novembro, no Litoral Paulista. E em setembro, haverá DW! Talks na região Leste de São Paulo.

Intervenção Kobra na DW! Design Weekend – Semana de Design de São Paulo