Club&Casa Autoral: mesa posta pauta quinta edição do programa que promove criatividade e o prazer do bem-servir

Um dos destaques da programação do BOOMSPDESIGN 2022, a ação do Club&Casa Design é uma parceria entre a importadora We Make Design e o ateliê de cerâmica Goude Decor.

Texto: Giulia Esposito

Fotos: Club&Casa Channel / Divulgação

Cerâmicas das oficinas do Club&Casa Autoral

Idealizado e conduzido pelo Club&Casa Design, o Club&Casa Autoral é um dos destaques da programação do BOOMSPDESIGN, realizado no lounge da Bienal de São Paulo. O projeto tem como intuito propor que profissionais de arquitetura e design de interiores da plataforma Club&Casa sejam inseridos – ou tenham um contato ainda maior – com o design de produto e criem, assim, seus projetos autorais. Nas últimas edições, escritórios já foram desafiados a conceber banquinhos, revisteiros, cabides e peças para home office. Este ano, o Autoral tem como proposta o desenvolvimento de peças de mesa posta. O slogan “É hora de receber” hasteia o incentivo aos reencontros presenciais (e reais!) e conta com a parceria da We Make Design – importadora de artigos de mesa posta em padrão high end –, e o apoio do ateliê de cerâmica Goudê Decor.

Feito o convite oficial, 26 escritórios associados se empenharam em criações diferenciadas para serem usadas sobre a mesa, calcadas na ideia de sugerir um novo jeito de servir. Os ousados que aderiram à empreitada? Studio Dyo, Isabella Nalon, Fluir Arquitetura e Vida, Mariana Coser, Rodrigo Lacorte, MEET Arquitetura, Mattos Arquitetura, WM Arquitetura, Flávia Burin, Denise Teixeira, Tatiana Benicio, Amanda Mehanna Arquitetos, Paulo Azevedo, Eri Ramos, Katty Kaitazoff, Helen Granzote, Victor Romansini, Claudia Mendonça, Tainá Rehder, Daniela Cherfen, Vinicius Milanezzi Turchiai, Marcia Motomatsu, Mia Kamimura, Luciana Almeida, Giovani Saito e Caroline Sautchuk.

“Tendo em vista o período em que passamos afastados, em razão da pandemia da Covid-19, a proposta era justamente promover este reencontro. E, quanto às peças, muitas delas são multifuncionais. Há vasos que viram porta-talheres, petisqueiras que podem se tornar bandejas, entre outras curiosidades”, contextualiza a diretora de marketing do Club&Casa Design, Daniela Espinelli, à frente da ação.

A experiência teve início em junho, quando os participantes foram levados para a Fazenda Bosque Belo, em Boituva (interior de SP), e ficaram imersos em um inspirador cenário bucólico, com direito a workshops, almoço especial e oficina prática com argila. Na segunda etapa, em julho, o encontro entre os criativos aconteceu num ambiente urbano, o ateliê Goudê Decor, e discorreu sobre a viabilidade técnica dos projetos desenvolvidos, além da escolha de formas, cores e acabamentos para a finalização das peças.

Todas as criações estão expostas no BOOMSPDESIGN para serem votadas tanto pelo júri técnico como pelo popular, aberto ao público em geral. “No último dia do fórum, após a apuração das notas, anunciaremos os três vencedores, que serão premiados com uma viagem para a Semana Criativa de Tiradentes, que acontece de 20 a 23 de outubro”, finaliza Daniela. Dedos cruzado!