#Club&Casa Home – Modernização de revestimentos e metais compõem revitalização de apartamento antigo

A designer de interiores Sumaya Bichir encarou o desafio deste projeto, em apartamento fechado e sem uso há mais de uma década, em São Caetano do Sul.

Texto: Giulia Esposito

Fotos: Divulgação

Na sala de jantar, mesa e cadeiras com pés amadeirados confortam o olhar. Ao lado, o buffet de MDF acomoda louças nos armários inferiores e itens decorativos nos nichos iluminados com fita de LED (Robby Lustres São Caetano do Sul).
Ar-condicionado, SulFrio.

Fechado e sem uso há mais de uma década, este apartamento de 115 m², em São Caetano do Sul, precisava ser restaurado e modernizado. Uma das priori­dades do casal morador, sem filhos, porém com quatro ca­chorros, era integrar o living à cozinha. A designer de interiores e artista plástica Sumaya Bichir pre­cisou trocar todos os revestimentos e metais, que estavam deteriorados; no piso, incluindo o do la­vabo, a escolha foi pelo porcelanato Cement Stone (1 x 1 m), que, com estética de cimento queimado, trouxe um ar industrial e moderno aos ambientes, unificando-os. Sobre a base de tons de cinza, o azul, muito apreciado pelos moradores, foi aplica­do em detalhes, adicionando graça à composição.

A cozinha foi integrada às salas com a elimi­nação de uma extensa parede. Entretanto, bem à frente do balcão de refeições e que também aco­moda o cooktop e dois nichos decorativos, uma porta confeccionada em MDF, com acionamento manual, foi embutida em uma estrutura metálica recoberta pela alvenaria. Desta forma, é possível fechá-la quando desejado ou mantê-la totalmen­te aberta em ocasiões de recepção de amigos e familiares. Na parede da pia, uma tela rolô screen atenua a incidência solar.

Um painel para acomodar a TV, retroilumina­do, foi sobreposto a outro, em MDF amadeirado, com laterais ripadas; eles compõem perfeita­mente com a dupla de mesinhas de centro do home theater, uma de madeira e outra laqueada em branco. Em uma das paredes, placas cimen­tícias Polygon, com inspiração geométrica, com­pletam com movimento e elegância.

O sofá, revestido por suede, é agraciado por um aparador com pés cruzados, posicionado em suas costas. Spots no forro valorizam pontos focais do ambiente.

Toda a marcenaria da cozinha foi confeccionada em MDF. A parte mais baixa do balcão – destinada às refeições – tem tampo amadeirado; a base do móvel, bem como os armários, ganham tom cinza, enquanto os detalhes são em azul.

Bancada da pia, Rokka Mármores.

A aparência de céu estrelado do lavabo é fruto do uso do porcelanato Leque Neon na parede, que também recebeu o brilho de um espelho redondo. Confeccionada em Branco Prime, a peça da bancada inclui pia esculpida, frontão e mini prateleira sobre o vaso.

A designer de interiores e artista plástica Sumaya Bichir