#Club&Casa Home – Romantismo e aplicações de peças nostálgicas norteiam projeto para jovem casal
As arquitetas Silvia Silot e Mariane Vanzei, do escritório Trigo Arquitetura, materializaram a atual necessidade de um apartamento maior com funcionalidade e bom gosto.
Texto: Giulia Esposito
Fotos: J. Vilhora/Divulgação
Como o trabalho passou a ser 100% em home office e havia o desejo de aumentar a família, um jovem casal precisava de um lar maior; ao adquirir o novo apartamento, de 96 m², entregou às arquitetas Silvia Silot e Mariane Vanzei, do escritório Trigo Arquitetura, a missão de atender às necessidades com funcionalidade e bom gosto. Por solicitação dos moradores, a dupla lançou mão de lã de PET – no lugar de lã de rocha – entre a laje e o gesso, solução sustentável muito eficaz para promover o conforto acústico na área social e no home office.
Como o casal gosta de coisas delicadas, atemporais e de corte mais conservador, foram utilizados porcelanato de tom madrepérola em todos os pisos, nuances pastel, cobre e bronze na maior parte dos móveis e revestimentos, toques de azul e, na cozinha, que passou a ser integrada à área social, a ousadia do cinza escuro e do azulejo português, em resgate à memória afetiva do morador.
Já o uso do rosa na marcenaria foi por insistência da moradora e tornou-se responsável pelo toque romântico do projeto. A impossibilidade da retirada de um pilar estrutural, entre o estar e a varanda integrada, trouxe uma grande ideia: a criação de uma estante, desenhada pelas profissionais, para abraçá-lo e expor parte dos enfeites trazidos da Disney, local amado pela família.
Sobre o sofá retrátil, ar-condicionado quente/frio, SSR Clima. A demanda por assentos complementares resultaram na inclusão, na varanda, de um acolhedor banco baú em L com futons do tom azul da paleta. Envidraçamento, Alliance.