#Club&Casa Home – Estilo neoclássico contempla projeto ousado de casa às margens de um lago
Residência em Sorocaba tem fachada e área da piscina voltadas para cenário panorâmico
Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Elson Yabiku e Mário Chaves (retrato)/Divulgação
Uma morada de estilo neoclássico, com ambientes integrados e vista para um lago, era o sonho do casal com dois filhos. Com base nesse briefing, Cláudia Ferreira fez o projeto arquitetônico da casa que conta com grandes esquadrias e soma 420 m² de área construída, dois pavimentos e um generoso pé-direito de 7 m no hall de entrada, na sala de estar e na de jantar, que estão integrados.
Nos demais cômodos é de 3 m. “Como o terreno está próximo a um lago, foi necessário projetar, junto com o engenheiro estrutural, toda a fundação adequada, principalmente a área da piscina, que fizemos em balanço”, comenta a profissional, também responsável pelo design de interiores e pela administração da obra. “Acompanhamos o aclive do terreno e, com isso, a área de lazer ganhou privacidade, apesar de estar na fachada frontal”, assinala. Essa fachada conta com uma escadaria e um muro com uma graciosa jardineira em sua parte superior, que acompanham a inclinação do lote e conduzem ao pórtico de entrada.
A Boutique das Cores forneceu material para texturizar as paredes externas, amplas, sóbrias e elegantes. No espaço de lazer, a varanda gourmet tem portas de correr que dão diretamente para a área da piscina, que ganhou borda infinita e o relaxante burburinho de uma cachoeira. Alguns móveis foram dispostos ao seu redor, para o conforto da família, como a chaise de fibra sintética em formato de concha, com capacidade para várias pessoas, protegida pela sombra de um ombrelone.
Do lado oposto, duas espreguiçadeiras e uma mesinha de apoio, para bebidas ou simplesmente colocar apetrechos como o protetor solar. São da Construal todas as portas e janelas de alumínio externas na cor preta, além das internas de tom branco.
A casa conta com automação central que contempla sistemas de áudio, TV, iluminação, persianas e ar-condicionado. A acessibilidade também tem vez neste projeto, com a implantação de uma rampa na lateral direita da residência, que vai direto para o primeiro pavimento, além de um providencial elevador.