Neste sobrado em Votorantim, a integração entre áreas internas e externas e a automação favorecem a convivência entre família e amigos.
Texto: : Giulia Esposito
Fotos: Natalia Hernandes (retrato) e Elson Yabiku/Divulgação
Área social exaltada, para receber convidados, com ambientes integrados, espaços abertos valorizados e pé-direito alto: assim é o conceito desta residência contemporânea, de 465 m², projetado pela arquiteta e urbanista Débora Belli em Votorantim, interior de São Paulo, para um casal com filhos.
Como os clientes não escolheram praticamente nada, a profissional teve liberdade para projetar, criar e surpreendê-los. Da fachada ao interior, predominam as linhas retas e a volumetria é criada por diferentes materiais, como madeira, pedras e texturas de tecidos e revestimentos. Ventilação e iluminação naturais são contempladas graças aos grandes vãos, proporcionados pelo pé-direito de alturas variadas: 3,40 e 7 m. Como o preto é a paixão do anfitrião, ele prevalece nos ambientes, que ainda receberam pinceladas neutras e claras, para quebrar a sisudez e garantir suavidade.
A disposição dos móveis foi pensada de modo a acomodar várias pessoas simultaneamente e atender diferentes necessidades. Embora contemporâneo, o projeto luminotécnico não dispensa o toque clássico do cristal, presente em alguns pontos da casa. Entre os destaques, entretanto, estão os perfis sequenciais de LED que, sob o forro de gesso, delimitam o estar.
Persianas solares foram utilizadas, ora com 3% (trama intermediária) – para preservar a transparência, adentrando a luz externa –, ora com 1% (trama mais fechada), como na área entre a cozinha e o espaço gourmet, justamente para levar privacidade. Elas são automatizadas, assim como os sistemas de iluminação, áudio, vídeo e aspirador de pó central. Sistemas fotovoltaico e aquecimento solar da piscina, Sorosol; limpeza geral da obra, Top Limp. Texturas no lavabo e home office, Boutique das Cores.