#Club&Casa Home – Projeto corporativo cria ambiente colorido para happy hour em estilo alemão

Uma heterogênea mescla entre madeira, concreto aparente, cores e plantas ambienta este bar aos moldes alemães.

Texto: Giulia Esposito

Fotos: Maria Claudia Dalpian/Divulgação

O balcão de atendimento é confeccionado em granito preto São Gabriel com acabamento Velvet e fechamento em marcenaria (MDF Alabama). Logo em frente, a ilha recebe amigos ou pessoas que chegam sozinhas para tomar um “pint” antes de irem para casa.

Para este estabelecimento com cerca de 170 m², em Sorocaba, a solicitação dos proprietários foi transformá-lo em um biergarten, conceito originado no sul da Alemanha que define uma área externa onde são servidas cervejas, outras bebidas e pratos da cozinha local. “O uso mais comum desse espaço equivale aos locais em que realizamos os nossos happy hours”, introduz a arquiteta responsável pelo projeto, Eri Ramos, do Estúdio Ikê.

Hoppie – nome dado a este “bar arborizado” – pertence a uma franquia, foi inaugurado em fevereiro de 2020 e cumpre todas as medidas restritivas ocasionadas pela pandemia do Covid-19. No pavimento térreo, com pé-direito que varia de 2,8 a 4,5 m, a profissional criou ambientes contemporâneos e cheios de personalidade, harmonizando materiais rústicos, como a madeira e o concreto, à vegetação suspensa em estrutura metálica e aos jardins verticais, cuja irrigação é automatizada.

Nesta área em que a natureza é interiorizada, destaca-se a solução de um pergolado como cobertura (Martin Madeireira), executado com vigas de madeira padrão cumaru e placas de fibra de vidro, para prover conforto, bem estar e sustentabilidade. Brancas, as placas que promovem o fechamento dos vãos preservam a sensação de área externa e protegem das intempéries. Elas também garantem conforto térmico, pela refração dos raios solares, além de proporcionarem luz natural, reduzindo o consumo de energia elétrica.

Os tons da decoração seguem a paleta da franquia e a marcenaria foi confeccionada com dois padrões de MDF: Nero e Alabama (amadeirado). Para a unidade visual, no forro da área interna foi utilizado gesso com acabamento em Tecnocimento e, no piso, a escolha foi pelo concreto aparente polido. Este mesmo material foi utilizado na confecção do banco executado in loco, pela equipe da obra, sob a parede grafitada no espaço ajardinado. Desenhadas pelo escritório, as mesas possuem estrutura metálica e tampos de MDF. Do mesmo estilo, porém com diferentes alturas, banquetas e cadeiras são coordenadas em tons de azul e amarelo.

A área mais disputada deste biergarten: o balcão que contorna a parede azul. Em vez de quadros, os logos das cervejarias cujos produtos são revendidos pelo estabelecimento decoram a ala superior da parede com graça e identidade.

Na área das mesas o verde toma conta das paredes e até do teto.

Atrás do balcão está a chopeira com as torneiras de todas as cervejas artesanais comercializadas – nada menos do que 12 marcas. Elas saem diretamente da câmara fria que armazena os barris e também acomoda, bem ao lado,as geladeiras embutidas na alvenaria.

Por não serem pasteurizadas, as cervejas artesanais possuem as mesmas características dos chopps e só podem ser consumidas refrigeradas. O processo de pasteurização modifica alguns aspectos da cerveja e, por isso, o chopp é mais apreciado.

Tanto no jardim vertical como no suspenso figuram plantas como samambaias, jiboias e dinheiro-em-penca. Ainda nos vasos pendentes, há lúpulo e jaboticabeira. Um letreiro luminoso, com o nome do bar chama a atenção para a parede verde.

A arquiteta responsável pelo projeto, Eri Ramos, do Estúdio Ikê.

Deixe um comentário